29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaProjecto-piloto da Moita ao Fundo Ambiental com candidatura aprovada

Projecto-piloto da Moita ao Fundo Ambiental com candidatura aprovada

Esta será a primeira experiência no concelho de recolha selectiva de bio resíduos

 

- PUB -

A candidatura do município da Moita ao Fundo Ambiental, no âmbito do Programa RecolhaBio, foi aprovada para o desenvolvimento de um projecto-piloto de recolha selectiva de bio resíduos na Urbanização da Fonte da Prata, em Alhos Vedros.

Segundo a autarquia da Moita, no distrito de Setúbal, esta será a primeira experiência no concelho de recolha selectiva de bio resíduos numa área de edifícios plurifamiliares, “permitindo assim ao município definir a melhor estratégia de alargamento do serviço às restantes áreas do concelho com a mesma tipologia habitacional”.

“Até agora a recolha de bio resíduos tem vindo a ser implementada apenas em zonas de habitações unifamiliares, na freguesia da Moita, e brevemente no Gaio-Rosário e Sarilhos Pequenos, prevendo-se igualmente o seu alargamento a zonas periféricas da freguesia de Alhos Vedros”, explica a autarquia em comunicado.

- PUB -

O projecto-piloto, adianta, com início previsto para o segundo trimestre de 2023, vai abranger cerca de 1.000 habitantes da Urbanização da Fonte da Prata (zona compreendida entre a Rua Jorge Peixinho e a Rua Luís de Freitas Branco).

Cada morador vai receber um balde de sete litros para separar os bio resíduos (restos de comida e resíduos de jardinagem) em casa e uma chave digital para aceder ao contentor colectivo onde os irá depositar.

Os contentores colectivos vão ser instalados na via pública, nos pontos habituais de recolha de resíduos.

- PUB -

O projecto inclui também a aquisição de uma viatura eléctrica de recolha de bio resíduos, dotada de um sistema de registo de dados que irão integrar uma plataforma digital de gestão de resíduos.

A autarquia adianta que a iniciativa, com financiamento do Fundo Ambiental e Área Metropolitana de Lisboa, “pretende dar continuidade à melhoria da prestação de serviços na área da gestão de resíduos e tem por objectivos a valorização dos resíduos enquanto recursos, o aumento da deposição selectiva, a diminuição dos resíduos em aterros sanitários, a redução de gases com efeito de estufa, a promoção da economia circular e a consciencialização dos cidadãos para o impacto ambiental e económico dos resíduos urbanos”.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -