5 Maio 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalMontijoPacheco Pereira garante que guerra “muda tudo” no futuro dos mais novos

Pacheco Pereira garante que guerra “muda tudo” no futuro dos mais novos

Historiador explicou a relação entre o contexto histórico com aquilo que poderá ser o futuro dos mais pequenos

 

- PUB -

O professor Pacheco Pereira foi um dos oradores na sessão matinal do VI Fórum Abrigo, explicando na sua apresentação a relação entre o contexto histórico com aquilo que poderá ser o futuro dos mais pequenos em Portugal. O historiador, em declarações a O SETUBALENSE após o encontro, explicou como o conflito existente entre a Rússia e a Ucrânia pode alterar o crescimento dos mais jovens, reforçando que “muda tudo”.

“Muda primeiro porque a noção de risco colectivo é muito maior, muda porque a própria construção gráfica da vida provavelmente incluirá coisas que não foram relevantes no meu tempo, por exemplo, pode implicar serviço militar, pode implicar uma atitude diferente em relação às questões de defesa e segurança”, referiu, acrescentando. “Muda tudo, muda a economia, muda a sociedade e muda a visão do mundo”.

Relativamente à temática das redes sociais e à forma como os mais novos são expostos nas mesmas, maior parte das vezes sem saberem, Pacheco Pereira explica que as crianças não vão ter liberdade quando precisarem de a assumir. “A sua [crianças] presença constantes nas redes sociais altera a percepção de privacidade, porque elas vão perceber a uma determinada altura que isso lhes tira liberdade, ou seja, que a exposição e a violação da privacidade lhes tiram liberdade e quando precisarem de a assumir na sua vida vão ter menos”, finalizou.

- PUB -

“As crianças e o Mundo – Que caminhos? Que metas?” foi o tema do VI Fórum Abrigo, que trouxe ao Cinema Teatro Joaquim D’Almeida, no Montijo, a ministra Ana Mendes Godinho e a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, além de um conjunto de académicos, investigadores e políticos, para reflexão sobre o futuro dos jovens em risco.

- PUB -

Mais populares

Vitória Futebol Clube declarado insolvente

Credores não viabilizaram novo PER. Presidente diz que clube ainda vai explorar a situação legal. SAD está também em risco

Insolvência do Vitória FC: Credores decidem em Junho se dão oportunidade de recuperação ou avançam para liquidação

Assembleias de credores estão marcadas para o Cinema Charlot. Clube e SAD vão apresentar planos de recuperação

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência
- PUB -