25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoPacheco Pereira garante que guerra “muda tudo” no futuro dos mais novos

Pacheco Pereira garante que guerra “muda tudo” no futuro dos mais novos

Historiador explicou a relação entre o contexto histórico com aquilo que poderá ser o futuro dos mais pequenos

 

- PUB -

O professor Pacheco Pereira foi um dos oradores na sessão matinal do VI Fórum Abrigo, explicando na sua apresentação a relação entre o contexto histórico com aquilo que poderá ser o futuro dos mais pequenos em Portugal. O historiador, em declarações a O SETUBALENSE após o encontro, explicou como o conflito existente entre a Rússia e a Ucrânia pode alterar o crescimento dos mais jovens, reforçando que “muda tudo”.

“Muda primeiro porque a noção de risco colectivo é muito maior, muda porque a própria construção gráfica da vida provavelmente incluirá coisas que não foram relevantes no meu tempo, por exemplo, pode implicar serviço militar, pode implicar uma atitude diferente em relação às questões de defesa e segurança”, referiu, acrescentando. “Muda tudo, muda a economia, muda a sociedade e muda a visão do mundo”.

Relativamente à temática das redes sociais e à forma como os mais novos são expostos nas mesmas, maior parte das vezes sem saberem, Pacheco Pereira explica que as crianças não vão ter liberdade quando precisarem de a assumir. “A sua [crianças] presença constantes nas redes sociais altera a percepção de privacidade, porque elas vão perceber a uma determinada altura que isso lhes tira liberdade, ou seja, que a exposição e a violação da privacidade lhes tiram liberdade e quando precisarem de a assumir na sua vida vão ter menos”, finalizou.

- PUB -

“As crianças e o Mundo – Que caminhos? Que metas?” foi o tema do VI Fórum Abrigo, que trouxe ao Cinema Teatro Joaquim D’Almeida, no Montijo, a ministra Ana Mendes Godinho e a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, além de um conjunto de académicos, investigadores e políticos, para reflexão sobre o futuro dos jovens em risco.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -