27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoPENSAR SETÚBAL: A Herdade da Comenda, por Viriato Soromenho- Marques

PENSAR SETÚBAL: A Herdade da Comenda, por Viriato Soromenho- Marques

O texto que irão ler a seguir não é da minha autoria, mas sim do professor Viriato Soromenho-Marques, publicado no Diário de Notícias de 15 de Outubro e que tal como todos os setubalenses, tem vindo a seguir com bastante preocupação e desagrado, o que os novos proprietários têm procurado fazer na Herdade da Comenda, de forma tanto prepotente, quanto ilícita, em muitos casos.

- PUB -

Como é um texto excelente, assertivo e directo, na esteira dos escritos do distinto e prestigiado professor setubalense, subscrevo na íntegra tudo o que vem escrito e aconselho vivamente a sua leitura. Vai precisamente ao âmago das principais questões associadas.

“Benjamin Constant na Arrábida

A CMTV publicou, recentemente, uma notável reportagem da jornalista Cláudia Rosenbusch, sobre um tema que revela a fragilidade da nossa democracia e o fraco desempenho do império da lei.

- PUB -

Trata-se de um estranho conflito movido por uma empresa privada, alegadamente ligada à família Mirpuri, contra instituições públicas, associações cívicas e numerosos cidadãos de Setúbal e concelhos vizinhos. Este caso começa em 2019 com a compra, pela referida empresa, da Herdade da Comenda, por 16 milhões de euros. Trata-se de uma propriedade com cerca de 600 hectares, com descontinuidade entre algumas das suas parcelas, mas toda situada no Parque Natural da Arrábida. O terreno contém também algum património construído, incluindo um magnífico solar, desenhado pelo arquiteto Raul Lino há mais de um século, e a capela de São Luís, edificada no final do século XVII.

Lembro-me de que a notícia da aquisição da Comenda por uma família que conta no seu acervo uma fundação, com atividades culturais e de interesse público, criou a expetativa positiva de que os novos proprietários pudessem restaurar e beneficiar os valores naturais e arquitetónicos que ficariam sob sua tutela. Infelizmente, a atitude dos novos donos foi a da ocupação abrupta e ostensiva do terreno, fechando caminhos rurais (até aí usados, para fins recreativos, por ciclistas e caminhantes), erguendo cercas e vedações, destruindo equipamentos pré-existentes que há muito serviam as populações (parque de estacionamento da praia de Albarquel e parque das merendas da Comenda), alterando as margens e o leito de ribeiras, construindo mesmo uma represa, bloqueando o acesso à capela de São Luís, na qual se realiza anualmente uma antiga festa religiosa, ocupação do domínio público rodoviário por pilaretes, redes e correntes, e não estou a ser exaustivo.

A maioria esmagadora destas iniciativas foi tomada de forma ilegal, desrespeitando leis existentes e as autoridades que as tutelam. Entidades como o Município de Setúbal, o PNA, o ICNF, as Infraestruturas de Portugal e a Diocese de Setúbal fizeram diligências, mas outras entidades estão também envolvidas. A atitude do novo proprietário tem sido a da indiferença e mesmo desobediência (como ficou patente na tentativa de bloquear o acesso à capela de São Luís da reportagem da CMTV, apesar da restituição judicial da mesma à diocese). O problema é materialmente grave, pois há riscos para a saúde e o ambiente. Há caminhos corta-fogos que ficaram inoperacionais, as obras efetuadas na berma das estradas aumentam a probabilidade de acidentes, as vedações limitam a circulação da fauna.

- PUB -

O principal obstáculo a que a lei e o interesse público não fiquem submersos perante a apatia, o desinteresse e mesmo a cumplicidade daqueles que os deviam defender contra os seus violadores, tem sido a ação persistente e esclarecedora de uma associação cívica defensora da Arrábida e do Sado. Há duzentos anos, o filósofo e político franco-suíço Benjamin Constant antecipava a causa deste caso, tornado hoje em ameaça universal das democracias modernas: “nos nossos dias, os particulares são mais fortes do que os poderes políticos; a riqueza é uma potência mais rapidamente disponível, mais aplicável para todos os interesses, e consequentemente mais real e mais bem obedecida”.

O caso da Arrábida não é apenas um exemplo da arrogância dos poderosos perante uma lei que deveria ser igual para todos. É também um perigoso sintoma de doença da nossa república.”

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -