27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalInvestimento de seis milhões de euros na ferrovia entre Ermidas-Sado e Grândola...

Investimento de seis milhões de euros na ferrovia entre Ermidas-Sado e Grândola Norte

Obra é feita no âmbito do programa de modernização e expansão da Rede Ferroviária Nacional Ferrovia2020

 

- PUB -

Foi dado início pela Infraestruturas de Portugal (IP) à empreitada de modernização do troço da Linha do Sul, entre Ermidas do Sado e Grândola Norte. Numa cerimónia, que se realizou na passada quinta-feira, 15 de Setembro, na sede da IP, procedeu-se à assinatura do auto de consignação, ou seja, o acto que marca o início do prazo contratual para a execução da obra. São cerca de seis milhões de euros o valor associado a esta empreitada, sendo desenvolvida pelo consórcio constituído pelas empresas TECNOVIA, S.A. e SOMAFEL.

Este investimento é feito no âmbito do programa de modernização e expansão da Rede Ferroviária Nacional Ferrovia2020, co-financiado por fundos europeus ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa). A empresa precisou que “os trabalhos a realizar envolvem a modernização da superestrutura de via nas linhas intervencionadas nas Estações Ferroviárias de Ermidas – Sado e de Canal Caveira, com a aplicação de travessas de betão polivalentes.

Nas empreitadas de modernização de via que a IP tem vindo a executar, são colocadas travessas polivalentes, que permitem uma rápida migração da bitola ibérica para a bitola europeia, quando for necessário no futuro”. Informou também que “será efectuado o prolongamento de linhas nas estações de Ermidas – Sado e de Canal Caveira, por forma a permitir a circulação e cruzamento de comboios de mercadorias com 750 m de comprimento, aumentando os níveis de capacidade e operação da infra-estrutura e disponibilizando aos operadores ferroviários a possibilidade de transportar maior volume de mercadorias e maior número de circulações diárias”.

- PUB -

No âmbito da empreitada será também realizada a construção de uma nova passagem hidráulica em Canal Caveira. Integrada no projecto de criação do Corredor Internacional Sul, a intervenção que agora tem início “constitui a segunda fase do projecto de modernização da ligação ferroviária entre o Porto de Sines e a Linha do Sul, estando já em fase adiantada de execução a empreitada no troço entre Sines e Ermidas do Sado”. O troço da Linha do Sul entre Ermidas-Sado e Grândola Norte está integrado na criação do Corredor Internacional Sul e é a 2.ª fase do projecto de modernização da ligação ferroviária entre o Porto de Sines e a Linha do Sul. Segundo a IP, a empreitada no troço entre Sines e Ermidas-Sado está “já em fase adiantada de execução”.

As Linhas de Sines e do Sul inserem-se no trajecto mais curto entre o Porto de Sines e Madrid, destacou a Infraestruturas de Portugal. “Os investimentos que estão a ser realizados irão dotar estas vias de maior capacidade operacional e segurança, aumentando a eficiência e a competitividade do transporte ferroviário de mercadorias através do reforço da conexão ferroviária dos portos e das zonas industriais e urbanas localizadas no sul de Portugal, quer a Espanha, quer ao resto da Europa”, referiu.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -