30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioÚltimasMar entre o Cabo Espichel e Sines vai ser incubadora de novos...

Mar entre o Cabo Espichel e Sines vai ser incubadora de novos projectos militares e civis

Jantar da Sedes junta uma centena em reflexão sobre potencial do mar junto à nossa costa

 

- PUB -

O mar da região, entre o Cabo Espichel e Sines vai ser uma área de experiências para actividades militares e não militares, com a criação de pequenas ilhas artificiais. O espaço marítimo, de mil quilómetros quadrados, aproveitando a zona excepcional enquadrada pela localização dos centros de testes da NATO instalados em Troia e Almada, é aposta para o desenvolvimento de novos projectos tecnológicos.

A ideia foi apresentada pelo Almirante Coelho Cândido, vice-Chefe do Estado-maior da Armada (CEMA), no jantar da Sedes que juntou uma centena de individualidades da região e que teve como convidados, também, Tiago Brito e Cunha, da Fundação Oceano Azul e Assunção Cristas, antiga ministra e ex-líder do CDS-PP, que foi moderadora do debate.

- PUB -

“Temos condições, neste espaço, para fazer muita experimentação. Para, por exemplo, plataformas de produção de hidrogénio.”, explicou o almirante, acrescentando que os interesses do país convergem no desenvolvimento de projectos à escala nacional.

“Nós não podemos ter porta-aviões, mas podemos ter porta-drones. A nossa indústria tem capacidade para se juntar a estes projectos de pequena dimensão.”, defendeu Coelho Cândido. A aposta em inovação de menor envergadura é preferível, também, porque se Portugal aumentar o investimento em Defesa até aos 2% do PIB mas investir em fragatas de 500 milhões, que são compradas ou equipadas no estrangeiro, o dinheiro vai para fora do país.

O vice-CEMA aponta a Zona Económica Exclusiva portuguesa como a área em que podemos fazer a diferença. “A relevância de Portugal está no Atlântico. Estamos no epicentro marítimo da Nato e podemos ser relevantes na segurança deste espaço, sobretudo na luta submarina.”, disse.

- PUB -

Nesse sentido, a Marinha está a “desenvolver esforços para investir mais nos sistemas sub-superfície”, como sensores acústicos e drones de superfície, que podem “estender muito a capacidade” de vigilância e operação da Armada. Projectos que terão a zona de experimentação junto à costa da região como local de incubação.

O almirante recorda que os Açores, enquanto “rotunda do Atlântico”, são o espaço onde passam rotas aéreas e marítimas e os principais cabos submarinos”, sublinhando que quase 90% das comunicações, hoje, são asseguradas por estes cabos. Os satélites já só garantem 11% da comunicação entre continentes.

Outro equipamento que a Marinha espera ter no futuro é um navio-plataforma, de 100 milhões de euros, cujo financiamento é candidato ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que servirá de base para acção aérea, marítima e submarina no mar português.

Tiago Brito e Cunha, juntou, a estas ideias e projectos, a importância da preocupação ambiental.

“Portugal tem condições competitivas únicas para ser o país número um na bioeconomia azul”, afirmou o responsável da Fundação Oceano Azul e Prémio Pessoa, para quem “Setúbal é dos territórios marítimos do país mais carismáticos”. Brito e Cunha defende que os “bens mais valiosos, no século XXI, vão ser a água potável e o carbono” para sustentar a importância do estuário do sado, uma vez que é rico nesses produtos.

O evento, promovido pelo núcleo de Setúbal da Sedes, na quinta-feira à noite, na Adega Ermelinda Freitas, contou com a presença de pessoas de todo o distrito, e de vários sectores, incluindo os autarcas Nuno Mascarenhas, de Sines, Inês de Medeiros e Maria das Dores Meira, de Almada, Carlos Albino, da Moita, e Carlos Rabaçal, de Setúbal. A nova presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Ângela Lemos, também marcou presença, assim como o anterior, Pedro Dominguinhos.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -