6 Maio 2024, Segunda-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaDia Municipal do Bombeiro leva simulacros a seis escolas

Dia Municipal do Bombeiro leva simulacros a seis escolas

Presidente da Câmara realça a seriedade com que deve ser tratada a cultura de segurança nos espaços de ensino

 

- PUB -

O primeiro de seis simulacros de sismo em escolas básicas que marcam as comemorações do Dia Municipal do Bombeiro no concelho de Palmela realiza-se hoje, a partir das 11 horas, na EB do 1.º Ciclo de Águas de Moura.

Os exercícios, com a participação das três corporações do concelho e da Guarda Nacional Republicana, são o prato forte de um programa de iniciativas preparado pela Câmara Municipal em parceria com as unidades de Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura, sendo esta última a anfitriã desta edição das comemorações.

Depois da acção desta manhã, seguem-se sempre a partir das 10h30 os simulacros na Escola Básica n.º 2 de Palmela (quinta-feira, 5), na Escola Básica do 1.º Ciclo João Eduardo Xavier, Pinhal Novo (dia 10), na Escola Básica José Saramago, Poceirão (dia 12), na Escola Básica do 1.º Ciclo de Batudes, Palmela (dia 17), e no Jardim-de-Infância do Vale da Vila, Pinhal Novo (dia 19).

- PUB -

De permeio, para dia 14, pelas 17h30, está também agendado um exercício conjunto das três corporações do concelho em Águas de Moura.

As comemorações integram ainda um debate subordinado ao tema “Modelo de Financiamento dos Corpos de Bombeiros”, a ter lugar na Biblioteca Municipal de Palmela, no dia 27 (15h00), e a habitual sessão solene de homenagem aos bombeiros do concelho, no quartel da corporação de Águas de Moura (11h00). Esta última cerimónia, que encerra o programa, inclui a atribuição das Medalhas de Comportamento Exemplar.

A programação foi apresentada no passado dia 22, na biblioteca de Palmela, com Álvaro Balseiro Amaro, presidente da Câmara Municipal, a destacar a importância da iniciativa. “Este é um programa muito digno, que revela a visão de interesse e seriedade com que estas matérias têm de ser tratadas”, disse o autarca, que considera a realização de simulacros nas escolas como fundamental. Até porque, os estabelecimentos de ensino “concentram diariamente milhares de crianças e adultos”, que devem “estar preparados no que diz respeito à cultura de segurança”. O edil vincou ainda a importância do debate sobre o financiamento das corporações.

- PUB -

Filipe Lopes, comandante dos Bombeiros de Águas de Moura, também realçou a importância de testar nas escolas os planos de segurança e a resposta das unidades. Ao passo que João Guerreiro, comandante dos Bombeiros de Palmela, enalteceu o facto de as três corporações estarem presentes na iniciativa. Já Carlos Marta, comandante dos Bombeiros do Pinhal Novo, destacou “o debate, a promoção do treino, as sinergias e relações entre as corporações e a formação e envolvimento das crianças nos exercícios”.

- PUB -

Mais populares

Vitória Futebol Clube declarado insolvente

Credores não viabilizaram novo PER. Presidente diz que clube ainda vai explorar a situação legal. SAD está também em risco

Insolvência do Vitória FC: Credores decidem em Junho se dão oportunidade de recuperação ou avançam para liquidação

Assembleias de credores estão marcadas para o Cinema Charlot. Clube e SAD vão apresentar planos de recuperação

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência
- PUB -