28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalSeixalCâmara Municipal do Seixal e Centro de Ciências do Mar e do...

Câmara Municipal do Seixal e Centro de Ciências do Mar e do Ambiente dinamizam ciclo de conversas

Última conversa está marcada para o próximo dia 27, no Moinho de Maré de Corroios

 

- PUB -

A Câmara Municipal do Seixal, em parceria com o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), está a promover, durante este mês de Março, um ciclo de conversas que exploram o tema da biodiversidade no concelho.

O Moinho de Maré de Corroios tem sido o palco desta iniciativa, durante as tardes de domingo deste mês de Março, entre as 15h00 e as 17h00.

De acordo com Bruno Santos, vereador da Câmara Municipal do Seixal com o pelouro do Desporto, Habitação, Ambiente e Fiscalização, “o Programa Municipal de Educação para a Sustentabilidade da Câmara Municipal define uma agenda de iniciativas e actividades destinadas à população residente e não residente, das várias faixas etárias, e que visa o envolvimento crescente da comunidade local nas temáticas da sustentabilidade e ambiente”.

- PUB -

Inserido neste programa, o Ciclo de Conversas sobre a Biodiversidade tem como público-alvo jovens e adultos e pretende, assim, “dar a conhecer a fragilidade da biodiversidade dos ecossistemas bem como as repercussões nos seres vivos em caso de perda ou enfraquecimento da mesma.

A perda de biodiversidade, as mudanças climáticas e a intervenção do homem influenciam o planeta e pode alterá-lo a médio e longo prazo”.

A conversa sobre “Literacia dos Oceanos”, que conta com a participação de Sónia Sousa, do Ell – Projecto Quando + 1 é = -1, abordará, no próximo dia 27, a compreensão da influência do oceano no ser humano e a sua influência no oceano: “Mais do que sensibilizar a sociedade, a literacia dos oceanos pretende incentivar atitudes informadas e responsáveis sobre os oceanos e os seus recursos”.

- PUB -

Com base no conhecimento científico, o município do Seixal pretende “difundir informação e sensibilizar para mudar comportamentos, para que todos tenhamos um papel activo na preservação da biodiversidade e no aumento da capacidade de resistência dos ecossistemas”.

A primeira conversa do ciclo decorreu no dia 6 e contou com a participação de Susana Noronha, arquitecta paisagista da Câmara Municipal do Seixal, para abordar o tema “Biodiversidade vegetal versus espécies invasoras”.

Seguiu-se, a 13 de Março, “A biodiversidade escondida na Baía do Seixal: das minhocas aos peixes”, por Lino Costa e João Paulo Medeiros, do MARE. “Sapal de Corroios: local de refúgio para uma riquíssima diversidade de avifauna” deu o mote para a conversa da tarde de ontem, com Manuel Lima.

Cerca de uma centena de diferentes espécies de aves, muitas delas migratórias, que frequentam o sapal de Corroios, constituem “um valioso património nacional e internacional.

Além de aprenderem a identificar algumas destas espécies, os participantes poderão conhecer a relação de cada uma delas com o sapal e o seu contributo para este importante ecossistema”. Depois de cada conversa, os participantes têm a oportunidade de realizar uma visita guiada ao espaço. A participação é gratuita mas carece de inscrição prévia.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -