7 Maio 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaLivro que homenageia presas políticas é apresentado dia 12 no Pinhal Novo

Livro que homenageia presas políticas é apresentado dia 12 no Pinhal Novo

Obra da União de Resistentes Antifascistas Portugueses “aborda as lutas sociais em que as mulheres participaram”

 

- PUB -

A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) prepara-se para apresentar no Auditório Municipal de Pinhal Novo, no próximo dia 12, em parceria com a Câmara Municipal de Palmela, a sua mais recente obra, publicada em homenagem “às mulheres que estiveram presas por motivos políticos durante o fascismo”.

A sessão de apresentação do livro “Elas estiveram nas prisões do fascismo”, realizada “com o apoio do Museu do Aljube”, tem início marcado para as 15h30.

A publicação, da autoria da URAP, “conta a história de várias mulheres que estiveram presas por motivos políticos durante o fascismo”, explica a autarquia em comunicado. Pretende, assim, homenagear “as 1 755 mulheres presas nesse período e cujo nome constam no Registo Geral de Presos dos ficheiros da PIDE e do Cadastro da Torre do Tombo”.

- PUB -

“Elas estiveram nas prisões do fascismo” “aborda a situação jurídica, as condições prisionais que enfrentaram, as lutas sociais e as movimentações democráticas em que participaram, bem como um breve historial das organizações femininas de orientação democrática”.

Biblioteca com exposição dedicada às mulheres

Entre os dias 12 e 16 do presente mês, também o foyer da Biblioteca Municipal de Pinhal Novo vai homenagear as mulheres, ao acolher uma exposição que retrata as batalhas que estas, “com origens e percursos diferentes, concretizaram pelos seus direitos, justiça social e liberdade, desde os anos 30 até ao 25 de Abril”.

- PUB -

A mostra, intitulada “Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas”, provém do Museu do Aljube e foi criada “a partir da obra singular de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa”.

A exposição “poderá ser visitada no horário normal de funcionamento do equipamento municipal”, ou seja, “de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados, entre as 14 e as 19 horas”, sendo que encerra aos domingos, segundas-feiras e feriados.

No entanto, a presença nas iniciativas está sujeita às normas impostas pela Direcção-Geral da Saúde contra a covid-19.

- PUB -

Mais populares

Vitória Futebol Clube declarado insolvente

Credores não viabilizaram novo PER. Presidente diz que clube ainda vai explorar a situação legal. SAD está também em risco

Insolvência do Vitória FC: Credores decidem em Junho se dão oportunidade de recuperação ou avançam para liquidação

Assembleias de credores estão marcadas para o Cinema Charlot. Clube e SAD vão apresentar planos de recuperação

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência
- PUB -