6 Maio 2024, Segunda-feira
- PUB -
InícioDesporto 2Pavilhão Multiusos de Sines consagrou Sporting CP como vencedor da Taça Hugo...

Pavilhão Multiusos de Sines consagrou Sporting CP como vencedor da Taça Hugo dos Santos

Leões conquistam o troféu pela primeira vez sucedendo aos dragões que têm quatro, mas o Benfica continua a ser o clube com mais títulos conquistados (6)

 

- PUB -

O Sporting, ao vencer o Benfica por 66-64, num jogo pleno de emoção devido à incerteza quanto ao desfecho final, conquistou pela primeira vez no seu historial a Taça Hugo dos Santos, em basquetebol.

As duas equipas, que nas meias-finais haviam levado a melhor sobre o FC Porto e Oliveirense, proporcionaram um excelente espectáculo de basquetebol que se traduziu numa fantástica jornada de propaganda da modalidade que está em fase de desenvolvimento no litoral alentejano, sendo disso exemplo o bom trabalho que está a ser realizado no ABC de Santo André.

No jogo da final, o Sporting começou bem mas o Benfica reagiu e passou para a frente do marcador, ganhando uma vantagem de 12 pontos (25-13) no final do primeiro período.

- PUB -

Os leões não desanimaram e no segundo quarto conseguiram reduzir a desvantagem, saindo para o intervalo a perder apenas por cinco pontos, 38-33. No terceiro período a equipa encarnada seguia na frente mas um parcial de 11-4 favorável aos leões permitiu-lhes chegar à igualdade (50-50) e relançar a incerteza, à entrada para o derradeiro período que foi impróprio para cardíacos.

As duas equipas foram alternando a liderança no marcador mesmo até ao fim. A perder por dois a 2.4 segundos do final, as águias tentaram a vitória, mas o poste norte-americano, Joshua Patton conseguiu o desarme no lançamento que selou o resultado e motivou os festejos leoninos.

Travante Williams com 19 pontos, sete ressaltos e duas assistências foi o MVP da final e a grande figura da equipa verde-e-branca. E, no Benfica quem mais se evidenciou foi Makram Bem Romdhane com 18 pontos, seis ressaltos, três assistências e um roubo de bola.

- PUB -

Opinião dos treinadores

No final da partida, Luís Magalhães, treinador dos leões, acompanhado pelos adjuntos, Ivan Kostourkov e António Paulo Ferreira, começou por fazer duas dedicatórias: “Dedicamos esta vitória a Flávio Nascimento, que se encontra em isolamento, esta vitória também é dele, e ao Edgar Vital, infelizmente já falecido, grande amante do basquetebol e responsável pela modalidade no Sporting”, disse.

Norberto Alves treinador da equipa encarnada não concorda com o desfecho final: “O Benfica jogou muito melhor do que o Sporting. Tivemos altos e baixos, tal como o nosso adversário. Esta equipa tem muito carácter, veio aqui jogar após uma semana com um surto de Covid-19 e tivemos uma grande atitude”, realçou.

José Pina
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Vitória Futebol Clube declarado insolvente

Credores não viabilizaram novo PER. Presidente diz que clube ainda vai explorar a situação legal. SAD está também em risco

Insolvência do Vitória FC: Credores decidem em Junho se dão oportunidade de recuperação ou avançam para liquidação

Assembleias de credores estão marcadas para o Cinema Charlot. Clube e SAD vão apresentar planos de recuperação

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência
- PUB -