27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioDesportoEntrada de luxo dos sadinos foi segredo para vencer U. Santarém e...

Entrada de luxo dos sadinos foi segredo para vencer U. Santarém e subir ao 2.º lugar

Vitória sofreu no segundo tempo para suster reacção dos ribatejanos

Varela (bisou) e Zequinha fizeram os golos desta quinta-feira no Bonfim

 

- PUB -

O Vitória venceu esta quinta-feira, no Estádio do Bonfim, o U. Santarém, por 3-1, em partida em atraso da 5.ª jornada da série B da Liga 3. Com os três pontos alcançados, os setubalenses, que conquistaram o seu terceiro êxito consecutivo na prova, ascenderam ao 2.º lugar, com 26 pontos, os mesmos do Torreense, que tem mais uma partida realizada.

Varela, autor de um ‘bis’, e Zequinha, que voltou quatro meses e meio depois a ser titular, foram os marcadores de serviço no conjunto treinado por Pedro Gandaio numa partida que os verdes e brancos já venciam por 2-0 antes dos 10 minutos de jogo. Yago Cariello, no tempo de compensação do primeiro tempo, fez o golo dos escalabitanos.

Após uma ausência de nove meses devido a lesão, o defesa Miguel Lourenço regressou à competição. O central, de 29 anos, ex-Mafra, tinha actuado pela última vez a 18 de Abril de 2021, dia em que o clube da II Liga empatou (0-0) no reduto da Oliveirense. Desde 2015/16, época em que se mudou para os azeris do Zira, que o atleta não envergava a camisola verde e branca num jogo oficial.

- PUB -

Entretanto, depois de na sexta-feira ter ido a jogo na segunda parte, Zequinha voltou ontem a ser titular. Ausente das partidas oficiais nos últimos quatro meses e meio, o avançado, que recuperou de uma artroscopia ao joelho direito a que foi submetido em Outubro, capitaneou os sadinos na ausência de Semedo que habitualmente usa a braçadeira.

Em relação ao jogo, os sadinos tiveram uma entrada de sonho no Bonfim ao chegarem ao 2-0 ainda antes dos 10 minutos. O marcador começou por ser inaugurado logos ao segundo minuto, momento em que Varela, melhor marcador da equipa (com 5 golos), rematou colocado em zona frontal, finalizando uma boa jogada colectiva d ataque.

A vencer por 1-0, o Vitória, já depois de um remate de Zequinha aos quatro minutos, ampliou para 2-0 com um golo do atacante de 35 anos, aos nove minutos. Um cruzamento de Nuno Pinto na esquerda possibilitou a Zequinha uma entrada fulgurante de cabeça que pôs o placar em 2-0.

- PUB -

Os ribatejanos responderam pela primeira vez aos 17 minutos, quase chegando ao golo numa excelente oportunidade. Na cara de João Valido, Motty viu o guardião sadino evitar o golo com uma excelente defesa. Volvidos dois minutos, os verdes e brancos ficaram perto do golo num cabeceamento de Bruno Almeida que foi travado por Wilson.

Já sem Allan Peixoto, defesa que saiu lesionado e foi substituído por Miguel Rodrigues (34 minutos), o U. Santarém voltou a ameaçar num canto cobrado na esquerda, aos 36 minutos. Apesar dos protestos dos forasteiros, o árbitro entendeu que João Valido defendeu a bola sem que esta ultrapasse totalmente a linha de golo.

O lance foi o prelúdio para o golo que os escalabitanos viriam a alcançar já em tempo de compensação no primeiro tempo. Aos 45+1 minutos, o avançado Yago Cariello materializou a reação dos ribatejanos com um golo (2-1) que finalizou um lance rápido de ataque, que beneficiou de uma falha do defesa Miguel Lourenço.

Após o intervalo, o U. Santarém, ainda motivado pelo golo alcançado antes de as equipas recolherem aos balneários, teve o domínio no terreno nos minutos iniciais. Aos 50 minutos, Motty num remate de meia distância à figura de João Valido, deu o primeiro sinal de perigo da segunda parte.

Já depois de o Vitória ter protestado por ume eventual mão na bola de um adversário na área contrária, os ribatejanos voltaram a ameaçar num contra-ataque finalizado com um remate de Yago Cariello sobre a trave da baliza sadina. Aos 59, o mesmo jogador só não empatou porque o defesa Bruno Almeida e o guardião João Valido perturbaram a acção do atacante.

Aos 69 minutos, João Valido fez uma defesa extraordinária para evitar o cabeceamento vitorioso de Miguel Rodrigues. Volvido um minuto, os sadinos foram eficazes num lance rápido de contra-ataque concluído por Varela. Lançado num passe de ruptura por André Mesquita, o extremo rematou com êxito para o 3-1.

Até ao final, nota para mais uma defesa estrondosa do guarda-redes João Valido a evitar que André Dias, num remate na zona frontal à baliza, marcasse para os ribatejanos, que voltam a defrontar o Vitória, desta vez no seu reduto, na segunda-feira, em partida da 16.ª jornada da Liga 3, os comandados de Pedro Gandaio.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -