27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalMoitaUniversidade Sénior da Moita regressa à actividade após pandemia

Universidade Sénior da Moita regressa à actividade após pandemia

Até Dezembro estão previstas quatro sessões para promover bem-estar e saúde dos alunos

 

- PUB -

Depois de uma paragem forçada devido à pandemia e no âmbito do plano de contingência do município, a Universidade Sénior da Moita (UniSeM) começa agora a regressar, progressivamente, à sua actividade lectiva presencial, estando já programado um conjunto de quatro sessões motivacionais, que terão por objectivo “contribuir para a promoção do bem-estar e saúde dos alunos”.

Segundo a Câmara Municipal, as sessões vão ser realizadas com regularidade quinzenal e em formato presencial, em espaços amplos e que possam garantir o devido distanciamento físico entre participantes.

A primeira sessão está agendada para o próximo dia 21, na freguesia da Baixa da Banheira, seguindo-se uma outra a 9 de Dezembro, na mesma localidade. Dia 4 de Novembro, terá lugar mais uma acção em Alhos Vedros e em Dezembro, o ciclo de actividades chega à vila da Moita.

- PUB -

Com enquadramento no projecto municipal “(Con)Vivencial(l)dades” e subordinada ao tema “Estratégias para Prevenir o Desânimo e a Criação de Resiliência”, decorreu na última semana um encontro que terá continuidade esta quinta-feira.

O programa volta a ser dinamizado no concelho, à semelhança de anos anteriores, sendo que, em 2021, a iniciativa dedica várias actividades ao público sénior, celebrando assim o Dia Internacional da Pessoa Idosa e o Dia Nacional da Terceira Idade.

Durante os meses de Outubro e Novembro, estão previstos eventos dentro e fora do município, tais como passeios culturais, actividades físicas e culturais, além de outras acções de informação e sensibilização, podendo o programa ser consultado na íntegra no site institucional da autarquia moitense.

- PUB -

Já a participação nas referidas sessões da UniSeM requerem inscrição prévia na divisão de Assuntos Sociais da Câmara, presencialmente, nas instalações situadas na zona envolvente à Praça de Toiros, na cave do lote 26, através do e-mail [email protected] ou por contacto telefónico (210 891 000).

Recorde-se que a universidade sénior tem como entidade promotora e gestora a Câmara da Moita, que assume este projecto – com onze anos de existência –, como “componente aliada à educação não formal e sem fins de certificação, através da criação regular de actividades de âmbito social, cultural, educacional e de convívio, preferencialmente, para maiores de 55 anos, enquadrando a sua actividade na formação ao longo da vida.

Inaugurada em Fevereiro de 2010, abriu portas ao público em Março do mesmo ano, contando inicialmente com a inscrição de 247 alunos, que foram distribuídos por 27 turmas, nas disciplinas de Literatura Portuguesa e Inglês, Informática, Artes Decorativas, Música, Dança e Teatro.

Mais tarde, o município começou a desenvolver o Programa Vivências, tendo como meta principal a “promoção do bem-estar dos seniores do concelho”, com actividades socioculturais dirigidas a esta população e de reforço da sua capacidade de intervenção na comunidade.

Foi neste contexto que surgiu o projecto UniSeM, que tem por finalidade desenvolver iniciativas que potencializem “um intercâmbio de saberes através do ensino, da formação e do desenvolvimento social e pessoal, da solidariedade social, convívio e lazer, facultando aos mais velhos “uma vida mais activa”.

Constante adaptação do projecto é essencial para sucesso de dezenas de alunos

Tratando-se de um projecto “muito dinâmico”, que está “sempre em constante adaptação” – dado procurar responder às expectativas de dezenas de alunos –, a Universidade Sénior da Moita conta com a colaboração imprescindível de professores e formadores em regime de voluntariado, que são também o seu grande pilar.

Conta ainda com a participação activa de um conjunto de parceiros, entre instituições, escolas, juntas de freguesia e colectividades, onde são ministradas as aulas, distribuídas pelas diversas localidades do concelho.

Estes espaços, cedem por diversas vezes as suas instalações, para a realização de aulas e permitem que os alunos possam “usufruir de aulas gratuitas, próximo da sua área de residência”. Em alternativa, as aulas são ainda ministradas em diversos equipamentos municipais.

Promover o voluntariado e estimular a participação em actividades de âmbito cultural, a aprendizagem ao longo da vida, numa óptica de ensino informal, atenuar os efeitos do envelhecimento físico e mental ou fomentar o envelhecimento activo, saudável e positivo, são alguns dos objectivos do projecto UniSeM.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -