3 Maio 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraMergulhadores Sapadores da Marinha inactivam engenho fumígeno em Sesimbra

Mergulhadores Sapadores da Marinha inactivam engenho fumígeno em Sesimbra

Na tarde de hoje, a equipa de prontidão de inactivação de engenhos explosivos da Marinha, do Destacamento de Mergulhadores Sapadores Nº 1 (DMS1), foi activada na sequência da detecção, um possível engenho encontrado numa praia selvagem em Sesimbra.

- PUB -

​​​O alarme chegou à Capitania do Porto de Setúbal, que solicitou o apoio do DMS1, unidade de inactivação de engenhos explosivos da Marinha.

Após a chegada ao local, a equipa do DMS1 realizou a identificação e neutralização, de um “Marine Marker” – engenho fumígeno utilizado em ambiente marítimo para sinalização de posições ou áreas de interesse. Esta acção foi apoiada por uma embarcação da Polícia Marítima de Sesimbra, em virtude do local ser inacessível por terra.

Devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas, este tipo de engenho “é encontrado com alguma frequência na costa portuguesa e requer precauções no seu manuseamento, podendo ser extremamente perigoso. Pois na sua composição contém fósforo que, na presença de oxigénio, deflagra (inicia combustão a alta temperatura), podendo causar queimaduras graves se em contacto com a pele”, refere o serviço de comunicação da Marinha.

- PUB -

Ainda que aparente um estado estável e seguro, estes tipos de engenhos “poderão encontrar-se accionados, totalmente funcionais contendo ainda parte da sua carga”.

Aquando da sua detecção, “estes engenhos não devem ser manuseados ou removidos, devendo informar-se de imediato as autoridades ou utilizar o número nacional de emergência 112”, alerta o mesmo documento.​

 

- PUB -

Mais populares

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Helicóptero do INEM foi accionado. Vítima acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça
- PUB -