22 Setembro 2021, Quarta-feira
- PUB -
Início Local Sesimbra Mergulhadores Sapadores da Marinha inactivam engenho fumígeno em Sesimbra

Mergulhadores Sapadores da Marinha inactivam engenho fumígeno em Sesimbra

Na tarde de hoje, a equipa de prontidão de inactivação de engenhos explosivos da Marinha, do Destacamento de Mergulhadores Sapadores Nº 1 (DMS1), foi activada na sequência da detecção, um possível engenho encontrado numa praia selvagem em Sesimbra.

- PUB -

​​​O alarme chegou à Capitania do Porto de Setúbal, que solicitou o apoio do DMS1, unidade de inactivação de engenhos explosivos da Marinha.

Após a chegada ao local, a equipa do DMS1 realizou a identificação e neutralização, de um “Marine Marker” – engenho fumígeno utilizado em ambiente marítimo para sinalização de posições ou áreas de interesse. Esta acção foi apoiada por uma embarcação da Polícia Marítima de Sesimbra, em virtude do local ser inacessível por terra.

Devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas, este tipo de engenho “é encontrado com alguma frequência na costa portuguesa e requer precauções no seu manuseamento, podendo ser extremamente perigoso. Pois na sua composição contém fósforo que, na presença de oxigénio, deflagra (inicia combustão a alta temperatura), podendo causar queimaduras graves se em contacto com a pele”, refere o serviço de comunicação da Marinha.

- PUB -

Ainda que aparente um estado estável e seguro, estes tipos de engenhos “poderão encontrar-se accionados, totalmente funcionais contendo ainda parte da sua carga”.

Aquando da sua detecção, “estes engenhos não devem ser manuseados ou removidos, devendo informar-se de imediato as autoridades ou utilizar o número nacional de emergência 112”, alerta o mesmo documento.​

 

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Burger King abre 12.° restaurante no Distrito de Setúbal

A marca Burger King aumentou para 12 o número de restaurantes que detém no Distrito de Setúbal, com a abertura de mais uma unidade...

Presidente da Fertagus diz que comboio até à Gare do Oriente depende do Estado

Ana Cristina Dourado afirma que a empresa tem objectivo de prolongar o serviço que termina na zona Roma-Areeiro

Homem desfigura prostituta à pancada em Grândola e foge do tribunal depois de apanhado a roubar carro

Dependente de cocaína, João Pratas responde agora por tentativa de homicídio com julgamento a decorrer no Tribunal de Setúbal   Sem dinheiro para satisfazer o vício...
- PUB -