5 Maio 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalMontijoIlídio Massacote vai a votos para a Misericórdia

Ilídio Massacote vai a votos para a Misericórdia

Candidato quer profissionalizar a gestão e valorizar os trabalhadores. João Afonso e Nuno Caetano integram candidatura

 

- PUB -

Ilídio Massacote vai candidatar-se a provedor da Santa Casa da Misericórdia do Montijo, nas eleições agendadas para o próximo dia 12. O actual vogal da Mesa Administrativa encabeça a lista que vai contar ainda com João Afonso como (re)candidato à presidência da Mesa da Assembleia Geral e Nuno Caetano como cabeça-de-lista ao Conselho Fiscal (é o actual secretário deste órgão).

“Vamos entregar a lista até sexta-feira [hoje]”, confirmou Ilídio Massacote, que defende um novo modelo de gestão para a instituição. O objectivo, sublinha, passa por “colocar a Santa Casa no rumo da doutrina social da Igreja”. A prioridade é “profissionalizar a gestão da instituição com a criação de um cargo de director geral”. Mas os elementos dos órgãos sociais “continuarão a exercer funções em regime de voluntariado”, faz questão de vincar o candidato, que aponta “a valorização dos funcionários” como outra prioridade que tem no topo da agenda. Até porque, defende, “os trabalhadores da Santa Casa têm de ser tratados com dignidade e não como escravos”. Por outro lado, junta que “a Santa Casa, que é de matriz cristã, não pode estar de costas voltadas para a paróquia”.

Entendimento similar tem João Afonso, que até vai mais longe na análise à situação que diz viver-se na instituição. “Não é aceitável que a Santa Casa tenha trabalhadores mal remunerados, sem condições de trabalho, face a uma ausência de política de recursos humanos. É inaceitável que os trabalhadores estejam há oito anos sem qualquer aumento salarial. Não se pode fazer misericórdia à custa dos trabalhadores”, atira o actual presidente da Assembleia Geral, que decidiu recandidatar-se ao cargo, mas integrado na candidatura de Ilídio Massacote que tem como mandatário Joaquim José Ferreira.

- PUB -

Quanto ao cargo de director geral que defendem para a gestão da Santa Casa, já têm um nome escolhido. “Edgar Nobre Madeira aceitou o convite”, revelam, antecipadamente, “em nome da transparência”.

Até ontem, ainda não tinha sido entregue à Mesa da Assembleia Geral qualquer lista candidata aos órgãos sociais da instituição, admitiu João Afonso. O prazo para entrega de listas termina no próximo domingo e João Afonso manifesta um desejo: “Espero que haja mais do que uma lista e que todos digam ao que vêm, porque é muito importante para a democracia interna e para o futuro da Santa Casa.” A recandidatura do actual provedor José Manuel Braço Forte é uma possibilidade.

As eleições vão decorrer no auditório da Escola Profissional do Montijo entre as 10 e as 17 horas, no dia 12 de Junho.

- PUB -

“Fui convidado a desistir da candidatura”

Ilídio Massacote diz ter sido abordado nos últimos dias no sentido de recuar na decisão de se apresentar a votos. E deixa um recado: “Fui convidado a desistir da candidatura com argumentos sem fundamento. Mas nunca desisti em nada na minha vida. Ainda para mais quando estamos a tratar do futuro de uma casa que me diz muito e que deve ser um referencial maior na comunidade”, disse, ao mesmo tempo que preferiu não revelar, para já, de onde partiu a “pressão”.

- PUB -

Mais populares

Vitória Futebol Clube declarado insolvente

Credores não viabilizaram novo PER. Presidente diz que clube ainda vai explorar a situação legal. SAD está também em risco

Insolvência do Vitória FC: Credores decidem em Junho se dão oportunidade de recuperação ou avançam para liquidação

Assembleias de credores estão marcadas para o Cinema Charlot. Clube e SAD vão apresentar planos de recuperação

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência
- PUB -