25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoIlídio Massacote vai a votos para a Misericórdia

Ilídio Massacote vai a votos para a Misericórdia

Candidato quer profissionalizar a gestão e valorizar os trabalhadores. João Afonso e Nuno Caetano integram candidatura

 

- PUB -

Ilídio Massacote vai candidatar-se a provedor da Santa Casa da Misericórdia do Montijo, nas eleições agendadas para o próximo dia 12. O actual vogal da Mesa Administrativa encabeça a lista que vai contar ainda com João Afonso como (re)candidato à presidência da Mesa da Assembleia Geral e Nuno Caetano como cabeça-de-lista ao Conselho Fiscal (é o actual secretário deste órgão).

“Vamos entregar a lista até sexta-feira [hoje]”, confirmou Ilídio Massacote, que defende um novo modelo de gestão para a instituição. O objectivo, sublinha, passa por “colocar a Santa Casa no rumo da doutrina social da Igreja”. A prioridade é “profissionalizar a gestão da instituição com a criação de um cargo de director geral”. Mas os elementos dos órgãos sociais “continuarão a exercer funções em regime de voluntariado”, faz questão de vincar o candidato, que aponta “a valorização dos funcionários” como outra prioridade que tem no topo da agenda. Até porque, defende, “os trabalhadores da Santa Casa têm de ser tratados com dignidade e não como escravos”. Por outro lado, junta que “a Santa Casa, que é de matriz cristã, não pode estar de costas voltadas para a paróquia”.

Entendimento similar tem João Afonso, que até vai mais longe na análise à situação que diz viver-se na instituição. “Não é aceitável que a Santa Casa tenha trabalhadores mal remunerados, sem condições de trabalho, face a uma ausência de política de recursos humanos. É inaceitável que os trabalhadores estejam há oito anos sem qualquer aumento salarial. Não se pode fazer misericórdia à custa dos trabalhadores”, atira o actual presidente da Assembleia Geral, que decidiu recandidatar-se ao cargo, mas integrado na candidatura de Ilídio Massacote que tem como mandatário Joaquim José Ferreira.

- PUB -

Quanto ao cargo de director geral que defendem para a gestão da Santa Casa, já têm um nome escolhido. “Edgar Nobre Madeira aceitou o convite”, revelam, antecipadamente, “em nome da transparência”.

Até ontem, ainda não tinha sido entregue à Mesa da Assembleia Geral qualquer lista candidata aos órgãos sociais da instituição, admitiu João Afonso. O prazo para entrega de listas termina no próximo domingo e João Afonso manifesta um desejo: “Espero que haja mais do que uma lista e que todos digam ao que vêm, porque é muito importante para a democracia interna e para o futuro da Santa Casa.” A recandidatura do actual provedor José Manuel Braço Forte é uma possibilidade.

As eleições vão decorrer no auditório da Escola Profissional do Montijo entre as 10 e as 17 horas, no dia 12 de Junho.

- PUB -

“Fui convidado a desistir da candidatura”

Ilídio Massacote diz ter sido abordado nos últimos dias no sentido de recuar na decisão de se apresentar a votos. E deixa um recado: “Fui convidado a desistir da candidatura com argumentos sem fundamento. Mas nunca desisti em nada na minha vida. Ainda para mais quando estamos a tratar do futuro de uma casa que me diz muito e que deve ser um referencial maior na comunidade”, disse, ao mesmo tempo que preferiu não revelar, para já, de onde partiu a “pressão”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -