5 Dezembro 2021, Domingo
- PUB -
InícioLocalMontijoIlídio Massacote vai a votos para a Misericórdia

Ilídio Massacote vai a votos para a Misericórdia

Candidato quer profissionalizar a gestão e valorizar os trabalhadores. João Afonso e Nuno Caetano integram candidatura

 

- PUB -

Ilídio Massacote vai candidatar-se a provedor da Santa Casa da Misericórdia do Montijo, nas eleições agendadas para o próximo dia 12. O actual vogal da Mesa Administrativa encabeça a lista que vai contar ainda com João Afonso como (re)candidato à presidência da Mesa da Assembleia Geral e Nuno Caetano como cabeça-de-lista ao Conselho Fiscal (é o actual secretário deste órgão).

“Vamos entregar a lista até sexta-feira [hoje]”, confirmou Ilídio Massacote, que defende um novo modelo de gestão para a instituição. O objectivo, sublinha, passa por “colocar a Santa Casa no rumo da doutrina social da Igreja”. A prioridade é “profissionalizar a gestão da instituição com a criação de um cargo de director geral”. Mas os elementos dos órgãos sociais “continuarão a exercer funções em regime de voluntariado”, faz questão de vincar o candidato, que aponta “a valorização dos funcionários” como outra prioridade que tem no topo da agenda. Até porque, defende, “os trabalhadores da Santa Casa têm de ser tratados com dignidade e não como escravos”. Por outro lado, junta que “a Santa Casa, que é de matriz cristã, não pode estar de costas voltadas para a paróquia”.

Entendimento similar tem João Afonso, que até vai mais longe na análise à situação que diz viver-se na instituição. “Não é aceitável que a Santa Casa tenha trabalhadores mal remunerados, sem condições de trabalho, face a uma ausência de política de recursos humanos. É inaceitável que os trabalhadores estejam há oito anos sem qualquer aumento salarial. Não se pode fazer misericórdia à custa dos trabalhadores”, atira o actual presidente da Assembleia Geral, que decidiu recandidatar-se ao cargo, mas integrado na candidatura de Ilídio Massacote que tem como mandatário Joaquim José Ferreira.

- PUB -

Quanto ao cargo de director geral que defendem para a gestão da Santa Casa, já têm um nome escolhido. “Edgar Nobre Madeira aceitou o convite”, revelam, antecipadamente, “em nome da transparência”.

Até ontem, ainda não tinha sido entregue à Mesa da Assembleia Geral qualquer lista candidata aos órgãos sociais da instituição, admitiu João Afonso. O prazo para entrega de listas termina no próximo domingo e João Afonso manifesta um desejo: “Espero que haja mais do que uma lista e que todos digam ao que vêm, porque é muito importante para a democracia interna e para o futuro da Santa Casa.” A recandidatura do actual provedor José Manuel Braço Forte é uma possibilidade.

As eleições vão decorrer no auditório da Escola Profissional do Montijo entre as 10 e as 17 horas, no dia 12 de Junho.

- PUB -

“Fui convidado a desistir da candidatura”

Ilídio Massacote diz ter sido abordado nos últimos dias no sentido de recuar na decisão de se apresentar a votos. E deixa um recado: “Fui convidado a desistir da candidatura com argumentos sem fundamento. Mas nunca desisti em nada na minha vida. Ainda para mais quando estamos a tratar do futuro de uma casa que me diz muito e que deve ser um referencial maior na comunidade”, disse, ao mesmo tempo que preferiu não revelar, para já, de onde partiu a “pressão”.

[Fancy_Facebook_Comments language="pt_PT"]
- PUB -

Mais populares

Tribunal reconhece direito de retenção de casas a famílias de Azeitão após falência de cooperativa

Decisão reconhece que famílias têm os seus créditos "garantidos" e "reconhecidos" pelos montantes que já pagaram, e que, como “consumidores” e por "tradição", têm...

Caso de gripe das aves detectado em Palmela

A DGAV lembrou que não existem evidências de que a gripe aviária seja transmitida para os humanos através do consumo de alimentos, como carne de aves de capoeira ou ovos

Novas máquinas permitem emitir ou carregar cartão Navegante em apenas “um minuto”

Para já, encontra-se disponível um equipamento em cada um dos nove concelhos do Distrito que integram a AML   Os passes de transportes públicos Navegante podem...
- PUB -