27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoAbril: realidade ou utopia?

Abril: realidade ou utopia?

Entre o 47.º aniversário da Revolução dos Cravos e as limitações aos nossos direitos devido à crise pandémica, vivemos um momento único na nossa Democracia.

- PUB -

Em Abril, celebramos a queda de um regime autoritário que durou quase meio século no nosso país. Um marco significativo na nossa História como o fim da opressão e do silenciamento do Povo.

Por outro lado, é impossível esquecer que vivemos, há mais de um ano, uma realidade inédita, originada por uma pandemia internacional, com medidas de confinamento que nos limitam as liberdades mais básicas e nos restringem diversos direitos fundamentais, tantos deles conquistados precisamente com esta Revolução. Cada um dos decretos, regulamentando os Estados de Emergência que temos vivido, trouxe-nos diferentes graus de limitações que temos vindo a aceitar como necessárias, ainda que passíveis de abrir portas a abusos de poder. Vivemos num novo contexto social e económico, marcado pela incerteza.

Assim, este afigura-se um momento em que urge, mais do que nunca, evocar os valores de Abril e afirmar que, apesar de tudo, esses direitos e liberdades conquistados não foram suspensos, continuam bem vivos. Importa também atentar para esse tal vislumbre que temos tido do que seria viver sem eles e, talvez, assumir um compromisso pessoal e diário, no sentido de os manter e nutrir, enquanto indivíduos e enquanto Povo. A Revolução deu-se num dia, mas é trabalho para uma vida inteira! Sobretudo quando falamos de instituições que suportam e dão vida ao resultado dessas conquistas.

- PUB -

No passado domingo, realizou-se a Sessão Solene Comemorativa desta data, celebrada na Assembleia da República. Este evento é, sem dúvida, uma oportunidade por excelência para enaltecer os princípios fundamentais da igualdade, da liberdade e da tolerância, marco fundamental na certeza de que Abril não esmoreceu apesar da pandemia. Nesse mesmo domingo, na Casa da Democracia, entendeu-se que nem todos os representantes eleitos pelos Portugueses teriam direito a fazer ouvir a sua voz. Enquanto Deputada Não Inscrita foi-me negada a possibilidade de transmitir uma mensagem de esperança aos cidadãos e de saudar as mulheres e homens que todos os dias lutam por um país mais livre e justo.

Esta não é a primeira vez que falo da minha incompreensão – e completo desacordo – relativamente à alteração ao regimento que diminuiu para um nível inaceitável a intervenção das deputadas não inscritas e é precisamente com base nessa alteração que, mais uma vez, a instituição que representa um dos expoentes máximos da nossa Democracia justifica o silenciamento de uma deputada legitimamente eleita.

Ao que parece, não somos assim tão iguais nem tão livres.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -