30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaApoio ao Movimento Associativo e IPSS com candidaturas abertas até dia 16

Apoio ao Movimento Associativo e IPSS com candidaturas abertas até dia 16

O executivo da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira aprovou, recentemente, um Programa de Apoio Extraordinário ao Movimento Associativo e às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) daquelas localidades, na medida em que “muitas associações fecharam e deixaram de ter actividades”, o que terá originado “uma grande quebra de receitas, muitas delas com trabalhadores” que prestam serviços nas áreas da cultura e recreio, desporto, na infância e terceira idade.

- PUB -

A junta, presidida pelo autarca Nuno Cavaco, lembra que as IPSS daquelas zonas do concelho “estiveram sempre no terreno, combatendo a pandemia social, muitas vezes com muito pouco apoio e com muitas tarefas” e que, na sequência da crise pandémica, o seu funcionamento foi alterado.

“Até as mais rudimentares tarefas exigem outros procedimentos para serem executadas em segurança e em condições”, lembra aquele executivo, que recorda ter sido necessário adquirir meios de protecção individual, produtos desinfectantes e higienização, além da necessidade em investir na formação de pessoas.

Em comunicado, a União de Freguesias adianta que “muitas destas instituições têm encargos assumidos que serão muito difíceis de cumprir”, tanto junto da banca como de fornecedores. “Sabemos também que a vida está a ser retomada, mas que a normalidade poderá não acontecer tão cedo e se a situação já não era desafogada, com o agravar das condições de vida das pessoas, estas instituições serão chamadas mais uma vez a contribuir no terreno, com as suas características de proximidade”, alerta.

- PUB -

Neste âmbito, todas as colectividades e IPSS’s destas freguesias poderão apresentar até ao próximo dia 16, a sua candidatura a este programa de apoio, mediante apresentação de motivos remetidos por endereço electrónico ([email protected]), entregue nas juntas de freguesia ou por correio.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -