24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalMoitaApoio ao Movimento Associativo e IPSS com candidaturas abertas até dia 16

Apoio ao Movimento Associativo e IPSS com candidaturas abertas até dia 16

O executivo da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira aprovou, recentemente, um Programa de Apoio Extraordinário ao Movimento Associativo e às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) daquelas localidades, na medida em que “muitas associações fecharam e deixaram de ter actividades”, o que terá originado “uma grande quebra de receitas, muitas delas com trabalhadores” que prestam serviços nas áreas da cultura e recreio, desporto, na infância e terceira idade.

- PUB -

A junta, presidida pelo autarca Nuno Cavaco, lembra que as IPSS daquelas zonas do concelho “estiveram sempre no terreno, combatendo a pandemia social, muitas vezes com muito pouco apoio e com muitas tarefas” e que, na sequência da crise pandémica, o seu funcionamento foi alterado.

“Até as mais rudimentares tarefas exigem outros procedimentos para serem executadas em segurança e em condições”, lembra aquele executivo, que recorda ter sido necessário adquirir meios de protecção individual, produtos desinfectantes e higienização, além da necessidade em investir na formação de pessoas.

Em comunicado, a União de Freguesias adianta que “muitas destas instituições têm encargos assumidos que serão muito difíceis de cumprir”, tanto junto da banca como de fornecedores. “Sabemos também que a vida está a ser retomada, mas que a normalidade poderá não acontecer tão cedo e se a situação já não era desafogada, com o agravar das condições de vida das pessoas, estas instituições serão chamadas mais uma vez a contribuir no terreno, com as suas características de proximidade”, alerta.

- PUB -

Neste âmbito, todas as colectividades e IPSS’s destas freguesias poderão apresentar até ao próximo dia 16, a sua candidatura a este programa de apoio, mediante apresentação de motivos remetidos por endereço electrónico ([email protected]), entregue nas juntas de freguesia ou por correio.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -