30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoMontijo previne cancro da mama com rastreios a mulheres dos 50 aos...

Montijo previne cancro da mama com rastreios a mulheres dos 50 aos 69 anos

Munícipes vão ser contactadas para acção a realizar numa unidade móvel a partir de terça-feira e até 30 de Março

 

- PUB -

É já a partir de terça-feira, 23, que vai passar a estar estacionada na Praça da República, na cidade montijense, uma unidade móvel de rastreio ao cancro da mama. Até 30 de Março, as mulheres sem sintomas da doença e com idades entre os 50 e os 69 anos vão poder fazer o despiste gratuito à patologia.

Segundo a Câmara Municipal do Montijo, as mulheres desta faixa etária e assintomáticas “serão convidadas a participar no rastreio através de carta personalizada, podendo existir um contacto adicional por telefone e/ou SMS”.

Para já, vão ser abrangidas pela iniciativa dinamizada pelo Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro apenas metade das mulheres do concelho enquadradas nos referidos requisitos. As restantes vão ser examinadas no próximo ano.

- PUB -

“A informação relativa à população a rastrear foi facultada pela Autoridade Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo [ARSLVT] e divide em dois anos civis a totalidade das mulheres elegíveis. Ou seja, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro irá convidar 50 por cento das mulheres residentes no concelho do Montijo em 2021 e as restantes em 2022”, revelou a autarquia. O rastreio, adianta o município, “repetir-se-á ciclicamente pois deve ser realizado a cada 24 meses (as mulheres convidadas em 2021 serão novamente convidadas em 2023, a assim sucessivamente)”.

A edilidade lembra que a iniciativa realiza-se “no âmbito do alargamento do Programa de Rastreio do Cancro da Mama”, delineado pelo referido núcleo e “protocolado em 2020” com a ARSLVT. E lembra que este programa passou, desde então, “a abranger os concelhos dos distritos de Lisboa e Setúbal que ainda não estavam incluídos nos protocolos anteriores”, permitindo assim alcançar “a desejável equidade no acesso a um rastreio organizado e de base populacional” às mulheres desta região.

Detecção precoce é fundamental

- PUB -

A acção, inserida na intervenção do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro, integra “o Plano Oncológico Nacional e o Programa Europeu Contra o Cancro”, faz notar a autarquia, que aponta o objectivo “primordial” a alcançar. “A redução da letalidade da doença, já que, através do diagnóstico atempado, é possível encontrar formas adequadas de tratamento bem como melhorar a qualidade de vida dos pacientes.” De resto, “a detecção precoce da doença permite encontrar meios menos agressivos para a debelar”, reforça o município.

Os exames a realizar às mulheres, quer em unidades móveis quer em fixas, são executados “por técnicas credenciadas em radiologia”, apoiadas por “pessoal administrativo responsável pela realização das anamneses [entrevistas que funcionam como ponto inicial no diagnóstico]”. Já no Centro de Rastreio, localizado em Lisboa, “existe uma equipa de cinco médicos radiologistas que asseguram as leituras dos exames – segundo o método da dupla leitura cega – e que efectuam outros exames complementares de diagnóstico, nos casos em que o exame radiológico se revele inconclusivo (consulta, mamografia, ecografia mamária e/ou biópsia)”, explica a autarquia.

Para a realização destes rastreios na unidade móvel que estará presente na Praça da República, o Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro “tomou todas as medidas de prevenção impostas pela Direcção-Geral da Saúde no que respeita à possibilidade de transmissão de covid-19”, garante o município, a concluir.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -