30 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioEdição 1000Especial 165 AnosSociedade Samouquense, a mais jovem das duas centenárias do concelho de Alcochete

Sociedade Samouquense, a mais jovem das duas centenárias do concelho de Alcochete

Banda constitui ADN da colectividade e é referência nacional a abrilhantar espectáculos tauromáquicos

 

- PUB -

É a mais jovem das duas únicas colectividades centenárias existentes no concelho de Alcochete, tendo celebrado pela primeira vez, no final do ano passado, o aniversário com três dígitos. A Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense distingue-se, sobretudo, pela sua banda, uma das mais prestigiadas do País a abrilhantar espectáculos tauromáquicos, com a interpretação de “pasodobles”.

A Banda surgiu com a Sociedade e vice-versa. Foi numa segunda-feira, carregada de nevoeiro, que a filarmónica debutou pelas ruas da povoação, apenas com bonés como fardamento comum, dando início ao trajecto da vulgarmente conhecida Sociedade que caminha hoje para os 101 anos e que veio enriquecer o património cultural local, regional e nacional. O amanhecer do dia 1 de Dezembro de 1919 ficaria assim gravado na memória colectiva das gentes locais. Daí para cá, a instituição, que ganhou estatuto de utilidade pública em 1989, granjeou prestígio (aquém e além-fronteiras), conquistou êxitos e ultrapassou dificuldades – conseguir o ressurgimento da sua banda em 1971, após os 13 anos de interregno da filarmónica, é um dos exemplos de superação na história da colectividade.

- PUB -

Actualmente, com duas sedes, cerca de 700 associados, banda (com cerca de 50 elementos e dois CD gravados), escola de música (que tem à volta de 20 aprendizes), coro (composto por 26 coralistas), charanga e várias actividades, a Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense é uma referência no movimento associativo e cultural.

A instituição “tem vindo a crescer”, mas este ano “não houve praticamente qualquer tipo de actividade”, revela Dário Moura, presidente da colectividade, lembrando que “as prestações do coro e da banda têm, nos últimos anos, reforçado imenso o prestígio da Sociedade”. Prestígio que a pandemia impediu que saísse ainda mais reforçado este ano. “O coro tinha prevista uma deslocação à Polónia para Outubro. Já foi cancelada. A banda teve a temporada tauromáquica e de festividades parada”, lamenta.

Além disso, “o impacte financeiro foi brutal”, com “grande parte das despesas a manterem-se” e sem que tivessem entrado receitas. “Manter esta casa tem um custo grande”, admite o responsável, realçando um cenário que foi transversal a todas as outras instituições do género até então.

- PUB -

“A única coisa que temos a funcionar é o bar, com todas as medidas de segurança. Tudo o resto não foi possível realizar, nem os ensaios nem qualquer outra actividade presencial”, aponta.

Aulas de Hip Hop e Zumba, assim como a realização de bailes populares com grande regularidade ao longo do ano são as actividades que preenchem a agenda da Sociedade. Os bailes de Carnaval, na denominada sede nova (uma das maiores do distrito, construída nos anos de 1960 mas remodelada e ampliada em 2004) ganharam fama, galgando fronteiras e acabando por constituir momentos únicos que arrastam sempre gentes de vários concelhos limítrofes e até do outro lado da margem do Tejo. Mas a tradição também se cumpre com os bailes da Pinha e a celebração do “réveillon”. Ano após a ano, a Sociedade continua a enriquecer história e a honrar pergaminhos.

B.I.
Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense
Fundação: 1 de Dezembro de 1919
Sócios: Cerca de 700
Actividades: Banda de Música; Escola de Música; Coro; Hip Hop; Zumba; Bailes Populares (regulares e de comemoração, como Carnaval, Pinha e Passagem de Ano).

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -