26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Parque da Cidade vibrou com a maior aula de Educação Física do Mundo

Parque da Cidade vibrou com a maior aula de Educação Física do Mundo

Parque da Cidade vibrou com a maior aula de Educação Física do Mundo

||||

Iniciativa juntou 700 alunos. IPDJ entregou mais de cem bicicletas aos agrupamentos de escolas do concelho

O Parque da Cidade do Barreiro serviu de palco à terceira edição da “Maior Aula de Educação Física do Mundo”, que juntou mais de 700 crianças e professores da disciplina. A iniciativa, promovida no passado dia 29 pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) em conjunto com a Câmara Municipal do Barreiro e a Direcção-Geral da Educação, visou assinalar o Dia Europeu do Desporto na Escola.

Durante o evento, que contemplou a realização de inúmeras actividades desportivas, o IPDJ procedeu à entrega de mais de uma centena de bicicletas aos agrupamentos de escolas do concelho barreirense.

- PUB -

Em jeito de balanço à iniciativa, Frederico Rosa, presidente da autarquia, salientou o “grupo extraordinário de professores de Educação Física” que o concelho do Barreiro sempre teve e que “se aliou sempre muito ao movimento associativo” local. Em declarações registadas em vídeo pelo município, o autarca considerou que a iniciativa constituiu uma forma de “reconhecer o trabalho das escolas, dos professores, do IPDJ e do próprio movimento associativo”.

O sentimento de satisfação também foi demonstrado por Vítor Pataco, presidente do IPDJ. “É uma alegria muito grande termos esta parceria com a Câmara Municipal do Barreiro. Estamos muito gratos, porque o Barreiro é uma cidade muito activa”, disse, antes de se debruçar sobre a entrega dos velocípedes às escolas do concelho. “Agora, o que nos interessa é incrementarmos esta parceria entre Instituto, Câmara, Direcção-Geral da Educação e, acima de tudo, termos os professores e os alunos envolvidos, para que a entrega destas bicicletas tenha impacto na vida das escolas, da comunidade e dos alunos.”

Ciente desse impacto mostrou-se Sara Ferreira, vereadora que detém o pelouro da Educação na autarquia barreirense, ao salientar a importância da prática de exercício físico. “Só conseguimos ter uma cidade saudável com a promoção da vida activa, da qualidade de vida do Barreiro e dos barreirenses. E isso consegue-se através da promoção da actividade física, do combate ao sedentarismo. Começando nas escolas, com os pequeninos, é meio-caminho andado para conseguirmos ter adultos saudáveis”, frisou a autarca.

- PUB -

Visão idêntica apresentou Pedro Cunha, director-geral da Educação. “A mobilidade activa e a saúde das nossas populações começa na escola”, apontou. E destacou depois a Educação Física e a Língua Portuguesa em contexto escolar: “São as únicas duas disciplinas que existem desde os 3 anos de idade até aos 18. E isso tem uma razão de ser: com a Língua Portuguesa aprendemos as outras disciplinas, com a Educação Física aprendemos a viver saudavelmente”, observou.

Já Rui Pedro Pereira, vereador responsável pela pasta do Desporto, não escondeu a emoção proporcionada pela iniciativa. “Foi espectacular ver estes mais de 700 alunos aqui. Ver toda esta gente a dizer ‘Viva o Barreiro’ e entusiasmada, depois os miúdos a receberem as bicicletas… Temos de implementar o que aprendemos aqui hoje todos os dias”, considerou, a concluir.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -