26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Autarquia garante que Escola dos Pinheirinhos será ampliada

Autarquia garante que Escola dos Pinheirinhos será ampliada

Autarquia garante que Escola dos Pinheirinhos será ampliada

Requalificação do espaço pretende “criar as condições necessárias ao funcionamento” do estabelecimento escolar

 

A Câmara Municipal de Setúbal vai proceder à ampliação da Escola dos Pinheirinhos para “dar resposta ao desígnio de criar as condições necessárias ao funcionamento”. A garantia foi dada por André Martins, presidente do executivo sadino, durante uma visita às escolas básicas dos Pinheirinhos e do Bairro Afonso Costa, do Agrupamento de Escolas Luísa Todi.

- PUB -

No decorrer desta visita, o autarca destacou a importância da descentralização de competências para as freguesias, para garantir melhor resposta às necessidades das escolas. O edil mostrou-se “muito satisfeito” com as obras de requalificação realizadas pela Junta de Freguesia de São Sebastião, em parceria com a autarquia, durante o período da pausa lectiva de Verão.

“Objectivo é aprofundar a descentralização da Câmara Municipal para as juntas de freguesia. O resultado é uma maior proximidade que permite responder melhor aos problemas que surgem. Isso nós verificamos que acontece no dia a dia”, salientou o presidente da Câmara Municipal, relativamente à experiência do Poder Local em Setúbal.

André Martins explica que a autarquia está a desenvolver um estudo prévio para “perceber o que é possível fazer, mantendo o espaço ao ar livre para que as crianças possam usufruir do recreio, que também é fundamental para o seu desenvolvimento”.

- PUB -

Nas palavras do autarca sadino, a expectativa inicial é que possam ser construídas, pelo menos, mais quatro salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico e duas do pré-escolar. “Após a conclusão do estudo prévio, veremos se podemos ir mais além”.

Quanto ao papel da Junta de Freguesia de São Sebastião nesta obra, no âmbito da descentralização de competências, procedeu ao “tratamento das fachadas e pintura integral exterior e dos muros e à lavagem e impermeabilização da cobertura”.

Nas traseiras do edifício foi colocado um toldo novo, maior e mais resistente do que o anterior, com o objectivo de “evitar que as crianças apanhem chuva quando vão à casa de banho”, salientou o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa.

- PUB -

Já na Escola do Bairro Afonso Costa, a junta de freguesia procedeu ao “tratamento das fachadas e pintura integral exterior e dos muros, corrigiu problemas na cobertura que provocavam infiltrações, além da respectiva lavagem e impermeabilização, e colocou persianas nas janelas”.

“Estas intervenções são significativas e resultam de uma parceria entre a Câmara Municipal e as juntas de freguesia que tem sido extraordinária”, sublinhou Nuno Costa.

Para o autarca, apesar de “o envelope financeiro para a descentralização de competências ser adequado e significativo”, a junta de freguesia irá “sempre mais além do que está definido na transferência de competências”.

“A verdade é que não medimos exactamente o que diz o papel. Esse tem sido o nosso compromisso e um trabalho que temos desenvolvido em conjunto. Quando os problemas surgem, vemos quem está em melhores condições para resolver e isso determina a dinâmica do trabalho e faz com que os espaços estejam em boas condições”, concluiu.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -