Espaço inaugurado em 2005 é o centro da música, teatro, dança e cinema do município
Na atmosfera da vila moitense, encontra-se um espaço que se tornou o epicentro da expressão artística e da emoção: o Fórum Cultural José Manuel Figueiredo. Desde que foi criado, este espaço tem sido o coração pulsante da música, teatro, dança e cinema, proporcionando à comunidade momentos de entretenimento e reflexão.
Com uma programação diversificada ao longo do ano, o Fórum Cultural José Manuel Figueiredo abraça as mais diversas formas de cultura. Inaugurado no dia 25 de Abril de 2005, o Fórum Cultural José Manuel Figueiredo resulta de uma intervenção de recuperação da autarquia moitense no edifício do ex-Cine Parque da Baixa da Banheira, no âmbito da Operação de Revitalização Urbana da Vila da Baixa da Baixa da Banheira.
A programação do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo é pautada pela diversidade dos diferentes tipos de espectáculos, centrados na música, teatro, dança e cinema. Trata-se de um equipamento multifacetado, composto por um auditório com capacidade para 307 pessoas, um bar/café-concerto, uma galeria de exposições e um núcleo da rede de bibliotecas municipais.
Este espaço tem como missão constituir um espaço de cultura, aprendizagem e de actualidade artística, com o intuito de prestar um serviço público ao promover o acesso generalizado da população a diferentes actividades culturais.
O ex-Cine-Parque da Baixa da Banheira que, por mais de trinta anos, foi um marco na vida cultural e social da Baixa da Banheira e de todo o concelho transformou-se no mais moderno equipamento cultural do Município da Moita. Actualmente o Fórum Cultural José Manuel Figueiredo é considerado por muitos como uma das melhores salas de espectáculos do país e um dos espaços com mais e melhor programação.
Do Cine-Parque ao Fórum Cultural
O Cine-Parque da Baixa da Banheira foi inaugurado a 5 de Maio de 1960 por esforço e vontade de Francisco de Almeida e Hermínio Moura. Foi a 17 de Janeiro de 1996 que a Câmara Municipal da Moita faz aprovar, por unanimidade, a proposta do vereador José Manuel Figueiredo para aquisição do Cine-Parque.
Já a 23 de Outubro de 2002 a autarquia moitense fez aprovar a proposta do vereador Miguel Canudo para abertura de concurso público da “Empreitada de Requalificação do Fórum José Manuel Figueiredo”.
Foi a 25 de Abril de 2005 que o então presidente da Câmara Municipal da Moita, João Lobo, inaugurou o Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, um espaço com Biblioteca Municipal, Galeria de Exposições, Café-Concerto, Esplanada e Auditório.
Este equipamento recebeu o nome do vereador da Câmara da Moita, falecido em 1999, que foi responsável pela proposta levada a reunião de câmara para a aquisição do antigo Cine-Parque da Baixa da Banheira, agora totalmente remodelado. Da sala de cinema com 600 lugares nasceu um equipamento moderno e com várias valências autónomas, num investimento que rondou os 2,6 milhões de euros, financiado pela Operação de Revitalização Urbana da Vila da Baixa da Banheira.