Leitura Pública’ enraizada na cultura moitense

Leitura Pública’ enraizada na cultura moitense

Leitura Pública’ enraizada na cultura moitense

Neste ano de 2023, o concelho da Moita comemora 33 anos de Leitura Pública.

 

Tudo começou em Junho de 1990, com a autarquia a inaugurar a primeira Biblioteca Pública no concelho, na freguesia do Vale da Amoreira, seguindo-se a de Alhos Vedros, em 1993, a Bento de Jesus Caraça, na Moita, em 1996, e a da Baixa da Banheira, em 2005. Além das bibliotecas municipais, integram a Rede de Bibliotecas do concelho, actualmente, 17 Bibliotecas Escolares.

- PUB -

A aposta nas actividades dirigidas ao público infanto-juvenil, com a dinamização de projectos e programas de Animação do Livro e da Leitura, mobilizam milhares de crianças e jovens ao longo do ano. Por exemplo, o projecto Biblioteca Viva, que também celebra os seus 33 anos, foi pioneiro na animação da leitura e dirige-se a todos os alunos das escolas do concelho.

No apoio à criação literária, destacam-se as edições Poetas Nossos Munícipes, a criação do Prémio Literário Joaquim Pessoa, a colaboração e incentivo à Editora Local e inúmeros apoios que têm sido dados a autores.

O desenvolvimento de projectos municipais de promoção da escrita criativa e literatura junto das crianças e jovens é também uma marca deste território, seja com a edição regular de “Os Pequenos Poetas”, com projectos em parceria com as Bibliotecas Escolares ou com o apoio à edição de projectos de criação literária promovidos pelas escolas do concelho.

- PUB -

 

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -