Espaço é o ponto de encontro dos artistas locais e uma atracção para os amantes da cultura na região
Na vila de Alcochete, um espaço cultural destaca-se como um ponto de encontro para artistas locais e uma atracção para os amantes da cultura. O Fórum Cultural de Alcochete, inaugurado a 24 de Junho de 2005, tem-se consolidado como uma plataforma diversificada que impulsiona a arte e a cultura na região.
Inaugurado pela ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, no edifício construído de raiz junto à praia dos Moinhos e a ‘tocar’ o Tejo passam as grandes e pequenas manifestações culturais, sejam de índole local, nacional ou internacional.
Custou dois milhões de euros, 50% dos quais financiados pela administração central. O seu interior e exterior conjugam-se através de uma rede de sistemas de circulação e de elementos de transparência. O equipamento tem três áreas distintas: um parque, que engloba uma praça, um jardim, um anfiteatro, uma alameda e estacionamento; um piso zero, com átrio, sala polivalente, auditório com capacidade para 400 lugares sentados, palco, restaurante, ateliers, salas de ensaio, camarins e balneários; e um piso 1, também para ateliers e ensaios e salas para a administração.
O Fórum Cultural de Alcochete propõe-se a ter como principal objectivo potenciar uma actividade regular nos vários domínios culturais e artísticos, assumindo-se como a sala de espectáculos municipal, vocacionada para uma utilização bastante abrangente, nomeadamente, para seminários, conferências, espectáculos de música, teatro, dança, exposições e outros, alicerçada em diferentes espaços multifacetados.
Em busca de se afirmar pela sua polivalência, apresenta uma programação definida pela Câmara Municipal, mas que pode incluir iniciativas propostas e organizadas por entidades exteriores à autarquia, designadamente, associações e entidades do concelho que escolhem o Fórum Cultural para a realização de espectáculos e outros eventos.
Ao longo da sua existência, já foram muitos os grandes nomes que já visitaram este centro de cultura em Alcochete. A título de exemplo podem- se destacar os concertos com Camané, Ana Moura, Blind Zero, Clã, Jorge Palma, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfonietta de Lisboa e muitos outros.
No domínio da arte de representação o Fórum Cultural tem sido palco de espectáculos produzidos pela Andante – Associação Artística, pelo Festival de Teatro Amador de Alcochete, e por actuações de actores como André Gago, João Lagarto, José Pedro Gomes, Ana Bola, entre muitos outros, e no capítulo da exposições refiram-se a título de exemplo, Hans Christian Andersen 1805-2005 (literatura, ilustração e artes plásticas), O Touro – Mitos, Rituais e Celebração, Amália (em colaboração com o Museu Nacional do Teatro), Mozart– fragmentos (em colaboração com o Museu Nacional do Traje e Museu da Música), Mare Nostrum (pintura por Júlio Quaresma), O 25 de Abril – Visões contemporâneas (concurso de pintura, escultura e fotografia).