26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Bombeiros recebem novas viaturas e 170 mil euros da autarquia para actividade regular

Bombeiros recebem novas viaturas e 170 mil euros da autarquia para actividade regular

Bombeiros recebem novas viaturas e 170 mil euros da autarquia para actividade regular

O apoio da comunidade aos bombeiros representa para o comandante da corporação maior motivação para trabalhar em prol da população 

Uma nova ambulância de socorro veio reforçar a capacidade de resposta do efectivo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete. Foi oferecida à corporação pelo empresário António Gonçalves, do Grupo Libertas, e implicou um valor de 75 mil euros.

- PUB -

Em Novembro o parque de viaturas dos bombeiros será reforçado com novos meios doados pela comunidade e Câmara Municipal.

Como agradecimento a António Gonçalves, a Associação Humanitária organizou, a 28 de Junho, uma cerimónia informal que contou com a presença de Fernando Pessoa, da mesma empresa, e Fernando Pinto, presidente da Câmara Municipal de Alcochete. Na cerimónia estiveram ainda o presidente da direcção dos bombeiros, José Costa, o 1.º e 2.º comandantes Paulo Vieira e José Martins, respectivamente, e os vice-presidentes da associação, Norberto Barão e Carlos Folgado, o coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil, João Marques e efectivo de bombeiros.

“Este é mais um meio operacional ao dispor da população que vem enriquecer o nosso parque automóvel”, expressou José Costa no momento de agradecimento a António Gonçalves. E acrescentou: “São gestos como este que nos dão motivação para trabalhar em prol da população na conquista de melhores meios e para que os bombeiros tenham as melhores ferramentas para prestar o socorro”.

- PUB -

Por sua vez, António Gonçalves, que recebeu de oferta dos bombeiros um capacete personalizado, sublinhou que “sem os bombeiros [a população fica] desprotegida” e manifestou satisfação “de poder participar com a oferta de uma viatura que permite aos bombeiros trabalharem melhor”.

Também Fernando Pinto agradeceu ao empresário e lembrou que este “tem apoiado o movimento associativo e, particularmente, a corporação de bombeiros” e, deste modo, “ajudado a construir uma sociedade melhor”.

Entretanto, a Câmara Municipal de Alcochete, na reunião pública de 21 de Junho, aprovou, por unanimidade, a atribuição de um apoio financeiro de 170 mil euros para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete. Verba esta para “comparticipação da actividade regular da instituição, nomeadamente o pagamento de encargos correntes, aquisição de equipamentos e apoio à missão de protecção civil com o propósito de responder às necessidades da população local”, refere a autarquia em nota de Imprensa.

- PUB -

Esta deliberação vem no seguimento de um dos pressupostos assumidos pelo executivo municipal que definiu, como estratégia, a “melhoria do sistema de protecção civil local com a finalidade de prosseguir de forma coerente e sustentada a política de desenvolvimento social entre as várias instituições do concelho”.

Na mesma reunião o autarca sublinhou que a câmara municipal tem “condições financeiras para manter o apoio financeiro que, no ano transacto, também atribuiu aos Bombeiros Voluntários de Alcochete”, o qual se destina a apoiar a actividade corrente da instituição, nomeadamente o funcionamento de duas Equipas de Intervenção Permanente.

A associação, que celebra 75 anos no último dia de Outubro, tem em agenda realizar no primeiro fim-de-semana de Novembro uma cerimónia comemorativa, altura em que vai receber uma nova ambulância oferecida pelo tecido empresarial e uma viatura de combate a incêndios urbanos, integralmente paga pelo município no valor de 400 mil euros.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -