28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioSociedadeCâmara de Alcochete avança com medidas de apoio à reabertura da restauração

Câmara de Alcochete avança com medidas de apoio à reabertura da restauração

Município disponibiliza no site toda a informação, como manuais, para os empresários funcionarem com o público

 

- PUB -

Com a reabertura do comércio e restauração na segunda-feira, a Câmara de Alcochete preparou um conjunto de medidas para apoiar os empresários do concelho, tanto a nível financeiro como social.

Com a campanha “Reabrir em segurança”, o município colocou à entrada dos estabelecimentos sacos próprios para compras em take away e dispensadores de álcool gel. Ao mesmo, tempo foi alargado o espaço para esplanadas, foram isentadas taxas de ocupação de via pública e publicidade, e foi reduzida a facturação da água.

Fora medidas explicadas numa reunião entre o presidente da Câmara e empresários da área da restauração e similares, onde esteve também o responsável pela Protecção Civil Municipal, João Marques, que vai ter a missão de supervisionar o funcionamento dos estabelecimentos.

- PUB -

Com esta pandemia, “é preciso intervir e dar apoio àqueles que desde sempre têm um importante papel para a economia do concelho”, comentou o presidente Fernando Pinto no fim da reunião.

O autarca que reconhece que as medidas, “necessárias” impostas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) “vão obrigar os empresários da restauração a um grande esforço para as cumprirem”, aponta que que existe um “caminho difícil” pela frente, “mas a esperança não se abate”. E garante que o município vai ter uma “estreita relação” com os empresários para os ajudar na sua segurança e dos seus clientes.

Na reunião em que se ficou a saber que os estabelecimentos que cumprirem com as regras da DGS vão exibir um selo do município a comprová-lo, foi referido que a Câmara de Alcochete vai disponibilizar no seu site toda a informação disponível e manuais de procedimentos sobre a nova realidade de funcionamento com o público.

- PUB -

São regras da DGS sobre métodos de desinfecção, uso de máscaras de protecção individual, medidas de distanciamento entre pessoas, disposição das mesas entre outros métodos obrigatórios.

Ficou ainda patente o comprometimento do município em apoiar os empresários da restauração com esclarecimentos técnicos e aplicação das medidas do plano de contingência obrigatório para cada espaço comercial.

Entretanto alguns empresários da restauração decidiram não reabrir de imediato, preferindo ficar ainda a funcionar em take away, até que existam outras certezas quanto à pandemia.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -