26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Jornadas do PS encerram com promessa de resultados após trabalho nos bastidores

Jornadas do PS encerram com promessa de resultados após trabalho nos bastidores

Jornadas do PS encerram com promessa de resultados após trabalho nos bastidores

Socialistas terminam quarta edição das jornadas parlamentares com debate sobre mobilidade sustentável no distrito

 

A quarta edição das jornadas parlamentares do Partido Socialista (PS) acabou, tendo o desafio da mobilidade sustentável no Distrito de Setúbal como temática.

- PUB -

Nesta conferência, que contou com a presença de Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e Acção Climática, foram debatidos os temas envolventes deste assunto, desde a Carris Metropolitana ao desenvolvimento do Metro Sul do Tejo, que prevê ligar Almada a Alcochete, tendo sido deixada a garantia que os deputados do PS vão mostrar “resultados”.

Foi na Biblioteca Municipal de Setúbal que decorreu esta sessão, nesta segunda-feira, com a abertura a cargo de António Mendes, presidente da Federação de Setúbal dos socialistas, e de Eurico Brilhante Dias, presidente do grupo parlamentar do PS.

A grande ‘atracção’ da noite foi Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e Acção Climática, que, com a moderação de André Pinotes Batista, deputado na Comissão de Economia, analisou a mobilidade sustentável no distrito.

- PUB -

O ministro revelou-se satisfeito com os desenvolvimentos dos transportes no distrito, considerando que para se poder evoluir da forma certa relativamente à mobilidade, é necessário analisar a população e criar uma rede de transportes que se adeque às necessidades de cada município.

Para o governante, as autarquias têm um papel fundamental na tarefa de avaliar quais essas necessidades, para depois se investir da maneira correcta. “Nós vamos ter que cada vez mais nos habituar à ideia de ter transporte adequado ao volume de passageiros num determinado local”.

O ministro considera que muitos se deslocam, mas se o número “não é muito significativo”, a resposta passará por um transporte rodoviário. “Se o número de utentes for maior, eventualmente podemos ter um autocarro de maiores dimensões”.

- PUB -

O governante explicou ainda que caso seja preciso “uma maior resposta” pode equacionar-se um metro de superfície e em “última análise, caso a necessidade assim o diga”, o comboio também poderá fazer parte da equação.

Duarte Cordeiro elogiou também o trabalho da Carris Metropolitana, revelando que espera que a adesão dos utentes seja cada vez maior. “O impacto pode ser muito significativo com a operação da Carris Metropolitano. A expectativa é que corresponda a um aumento de um milhão de passageiros por ano só no Distrito de Setúbal com a operação da Carris Metropolitano”, concluiu.

Deputados vão “recolher” para trabalhar nos bastidores

Eurídice Pereira, coordenadora do grupo parlamentar do Partido Socialista eleito por Setúbal, foi a responsável pela sessão de encerramento destas jornadas do PS. A deputada à Assembleia da República deixou claro que, apesar de estas iniciativas terem terminado, o trabalho só irá começar agora.

“Encerramos umas jornadas, mas não pensem que o trabalho está feito. Com tudo o que andámos a fazer ao longo destes dias, nós vamos reunir- -nos com o ministro Duarte Cordeiro, e ele vai sentir aquele que é o resultado das nossos circuitos e das nossas tarefas.

Assim como o próprio ministro das Infraestruturas, porque nós mudamos de caderno de encargos, vamos trabalhar, vamos dar-lhe consistência e vamos desenvolver”, enalteceu. A deputada concluiu a sua intervenção com a garantia que os deputados vão “recolher” e trabalhar nos bastidores.

“Tudo isto vai ser feito nos bastidores, para depois dar contas mais à frente do trabalho que desenvolvemos. Estou convencida que vamos ter resultados por uma razão, porque somos persistentes e às vezes até um bocadinho chatos, mas como tem dado resultado continuaremos”, rematou.

Transportes Parlamentares reuniram-se com Transtejo e Soflusa

Os parlamentares reuniram-se com a administração da Transtejo e da Soflusa, com a delegação do PS, composta pelos deputados Jorge Seguro Sanches, Bárbara Dias, Gil Costa e Ana Santos, para se “inteirarem” sobre a situação das duas empresas.

O Partido Socialista explica, em nota de Imprensa, que nesta conversa os deputados analisaram temas como a entrada em funções do novo conselho de administração e a entrada em funcionamento dos novos navios de transporte movidos a energia eléctrica, entre outros temas.

Gil Costa, deputado socialista, considerou que a reunião foi “bastante produtiva”, uma vez que foi possível “aferir da grande motivação e dinâmica demonstrada pelo novo conselho de administração”, que os socialistas consideram estar “muito motivados” para pôr em prática os novos projectos que estão em curso.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -