Sob o lema “Uma Só Enfermagem – Diferentes Perspectivas do Cuidar”, a terceira edição das jornadas irá decorrer amanhã e sexta-feira, no Fórum Municipal Luísa Todi
Os trabalhos começam amanhã, 18, com uma conferência inaugural intitulada “A Enfermagem Actual”, por Manuel Lopes, coordenador nacional para a reforma do SNS na área dos cuidados continuados integrados. Em seguida haverá uma sessão solene, com a presença de Maria das Dores Meira, Manuel Roque, presidente do conselho de administração do Centro Hospital de Setúbal (CHS) e Carla Silva Mendes, enfermeira directora do CHS.
A segunda parte da manhã será dedicada aos cuidados paliativos: princípio e filosofia; organização em Portugal; perspectiva europeia e prática dos cuidados paliativos no CHS.
Depois do almoço terá lugar nova conferência, designada “O Futuro da Saúde: felicidade pública, bens relacionais e organizações virtuosas.
O final do primeiro dia das jornadas abordará o impacto do ambiente hospitalar nos cuidados de enfermagem e as terapias integrativas.
A sexta-feira começa com o painel – Criar Pontes no Cuidar, Uma Janela de Oportunidades. Depois de algumas intervenções livres e apresentação de posters, o dia terminará com a discussão da temática dos cuidadores formais e informais.