26 Junho 2024, Quarta-feira

- PUB -
Unidade de Saúde Pública vai ser inaugurada segunda-feira

Unidade de Saúde Pública vai ser inaugurada segunda-feira

Unidade de Saúde Pública vai ser inaugurada segunda-feira

Valência dinamizada pelo ACES Arco Ribeirinho está instalada em Montijo desde o passado mês de Fevereiro

 

A funcionar desde Fevereiro último no 349 da praceta do Páteo d’ Água, o pólo do Montijo da Unidade de Saúde Pública Arnaldo Sampaio (USPAS), dinamizado pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arco Ribeirinho, vai ser inaugurado na próxima segunda-feira.

- PUB -

A cerimónia, anunciou a Câmara Municipal do Montijo – que cedeu o espaço para a instalação da valência recém-criada –, está marcada para as 11 horas e vai contar com as presenças de representantes da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e do ACES Arco Ribeirinho, além de Nuno Canta, presidente da autarquia montijense.

De acordo com o município, esta unidade apresenta “autonomia funcional e técnica” e tem como competências “a elaboração de informações e planos no domínio da saúde pública, a vigilância epidemiológica, e a gestão e execução de programas de intervenção no âmbito da prevenção da doença”. Além disso, adianta a edilidade, a USPAS é também responsável pela “promoção e protecção da saúde, quer da população quer de grupos específicos”, e integra “o exercício do poder de autoridade de saúde, no cumprimento da obrigação do Estado de intervir na defesa da saúde pública”.

“Melhorar níveis de saúde e bem-estar” e “diminuir desigualdades sociais” no acesso aos cuidados de saúde são os objectivos desta unidade, faz ainda notar o município.

- PUB -

A USPAS funciona de forma descentralizada com pólos instalados nos quatro concelhos que são abrangidos pelo ACES Arco Ribeirinho: Alcochete, Barreiro, Moita e agora Montijo.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -