Ana Catarina Mendes e Duarte Cordeiro confirmados. Mobilidade em agenda. Trabalhos englobam reuniões com operadores de transportes e debates
“Mobilidade, Acessibilidade e Transportes: As redes que nos unem” é o tema das IV Jornadas Parlamentares Distritais do PS, que arrancam esta sexta-feira no Barreiro e encerram no próximo dia 29 em Setúbal, com dupla participação ministerial.
Ana Catarina Mendes, ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, estará presente na sessão de abertura da conferência que tem lugar logo no primeiro dia, pelas 21 horas, na Start Up Barreiro; Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Acção Climática, intervirá em seminário integrado no encerramento dos trabalhos, na Biblioteca Municipal de Setúbal. António Mendonça Mendes, presidente da Federação Distrital de Setúbal do PS, e Eurico Brilhante Dias, líder do grupo parlamentar socialista, também vão ter intervenções no evento.
As jornadas englobam “conferências e debates temáticos sobre mobilidade, acessibilidade e transportes, com o envolvimento de especialistas e dos utilizadores, bem como reuniões de trabalho com as entidades e empresas que operam nos 13 concelhos do território”, de forma a aprofundar o conhecimento sobre a realidade local e regional, tendo em vista “solucionar os problemas dos cidadãos”, fazem notar os deputados do PS eleitos pelo círculo de Setúbal, promotores do evento em parceria com a distrital do partido.
Os trabalhos arrancam na sexta-feira com visitas à CP (Comboios de Portugal), pelas 15 horas, e aos TCB (Transportes Colectivos do Barreiro), a partir das 17 horas. À noite, na Start Up Barreiro, é debatido em conferência o tema “O desenvolvimento harmonioso da rede de mobilidade e suas infra-estruturas em Setúbal”. Filipe Moura, engenheiro e professor associado de Sistemas de Transportes do Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico, é o orador convidado.
Os socialistas tem agendadas reuniões com a Metro Transportes do Sul e a Fertagus, para segunda-feira, 22, e com a Transtejo/Soflusa e a Atlantic Ferries, para dia 26. Previstas, mas para dia 29, estão também sessões de trabalho com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral e com a Área Metropolitana de Lisboa, englobando a Transportes Metropolitanos de Lisboa. Até porque, explicam os socialistas, estas entidades “têm a competência de organização dos sistemas públicos de transporte de passageiros de âmbito regional”.
De permeio, na quinta-feira, 25, é realizado um encontro com os presidentes das câmaras municipais do distrito com gestão socialista.
A realização de um seminário com o ministro Duarte Cordeiro como orador marca o encerramento dos trabalhos no dia 29, a partir das 22 horas, na Biblioteca Municipal de Setúbal. O governante vai abordar “Os desafios da mobilidade sustentável no distrito”.
As intervenções de abertura e fecho das jornadas vão estar a cargo de Eurídice Pereira, deputada coordenadora regional dos parlamentares socialistas.
Nas últimas legislativas, o PS elegeu 10 dos 18 deputados atribuídos ao círculo de Setúbal: Eurídice Pereira, Jorge Seguro Sanches, Maria Almeida Santos, André Pinotes Batista, Clarisse Campos, Fernando José, Ivan Gonçalves, Bárbara Dias, Gil Costa e Ana Santos.
Pontes Frederico Rosa vai defender modelos para transportes públicos
Um dos temas que vai estar em cima da mesa, durante o encontro dos deputados com os presidentes de câmara, será os modelos das pontes a executar entre Barreiro e Montijo e Barreiro e Seixal. Quem o garante é Frederico Rosa, presidente da autarquia barreirense, que defende que as duas futuras infra-estruturas assegurem “ligações que façam estender o transporte público entre os concelhos”. “Vou fazer tudo para que isso aconteça”, disse a O SETUBALENSE. “Importantíssimo é que desde Alcochete até às praias da Costa de Caparica, passando pelo Barreiro, possamos ter transporte público fiável que nos coloque rapidamente de um lado ao outro do Arco Ribeiro Sul”, adiantou, sem deixar de sublinhar que as ligações podem contemplar também percursos pedonais.