Camané, Júlio Resende, Ana Lains e Bárbara Tinoco são alguns dos nomes em desfile musical pela cidade
A 11.ª edição do Festival Internacional de Música de Setúbal está de regresso de 19 a 28 de Maio, apresentando de novo um cartaz diversificado e de grande qualidade.
Um vasto leque de eventos terá lugar em palcos e espaços diversos, como o Forte de Albarquel, Claustros do Convento de Jesus, Praça do Bocage, Conservatório Regional ou Fórum Luísa Todi.
No dia 19, o destaque vai sem dúvida para a presença de Camané que, aos 56 anos e com mais de uma dúzia de álbuns editados, é um nome maior da World Music em geral e do Fado em particular, que, além do seu mais recente álbum, “Horas Vazias”, apresentará seguramente clássicos da sua carreira, que passam pelas palavras de nomes também eles grandes na cultura portuguesa como Amália Rodrigues, Amélia Muge, Maria do Rosário Pedreira, Teresa Muge, David Mourão-Ferreira, Fernando Pessoa, João Monge, Jorge Palma Júlio Dinis, Pedro Abrunhosa ou Sérgio Godinho.
Neste concerto no Fórum Luísa Todi, Camané deverá contar com a participação do Coro Feminino do Conservatório Regional de Setúbal e do Coro Tutti Encantus.
O espectáculo tem início às 21h00 e o preço dos bilhetes é de 24 euros para a plateia e 22 euros para o balcão. No dia seguinte, 20, ocorrerá um interessante encontro do Ensemble Juvenil de Setúbal que convidou uma grande cantora portuguesa, Ana Lains, cuja carreira de mais de 20 anos não atingiu a dimensão que o seu talento – repartido pelo fado e pela música popular – justifica.
Com uma carreira com importantes incursões internacionais e com parcerias musicais com nomes como Ivan Lins, Luís Represas, Mafalda Arnauth ou Boy George, Ana Lains surgirá acompanhada por Paulo Loureiro (piano, baixo e voz), Bruno Chaveiro (guitarra portuguesa) e João Coelho (bateria e percussões portuguesas).
O encontro de músicas e de vozes ocorrerá nos Claustros do Convento de Jesus. O preço único para este grande momento de música, cujo início está marcado para as 18 horas, é de apenas seis euros.
Às 21h00 do mesmo dia, no Fórum Luísa Todi, apresenta-se a Orquestra Académica Metropolitana, dirigida pelo maestro Jean-Marc Burfin, que conta ainda com a participação de alunos do Conservatório Regional de Setúbal e da Academia de Música e Belas Artes Luísa Todi.
A entrada para o concerto terá o preço único de dez euros. A 25 deste mês subirá ao palco do Fórum Luísa Todi, uma das maiores revelações da música em Portugal, nos últimos tempos: Bárbara Tinoco, que vai contar com a colaboração do Coro Infantil de Setúbal, desfilará a sua vasta lista de êxitos, que a catapultaram para um nível jamais esperado pela própria.
Aos 24 anos, a artista acaba de lançar o seu segundo álbum, já com alguns grandes sucessos incluídos, sendo que acaba de esgotar concertos nas grandes salas do país, tendo já programado um grande concerto na maior sala de Portugal, a Altice Arena, para o final de 2024. De “Antes Dela Dizer Que Sim”, passando por “Sei Lá”, “A Fugir de Ser”, “Cidade”, “Outras Línguas” ou “Chamada não atendida”, não faltarão motivos para um coro misto entre palco e plateia.
O concerto tem início às 21h00, com bilhetes a 28 euros para a plateia e 26 euros para o balcão. No dia seguinte, 26, Jazz e Fado combinam-se de forma única, no talento inquestionável de Júlio Resende, pianista e compositor, que recentemente editou o álbum “Júlio Resende – Fado Jazz Ensemble”.
O Coral Infantil de Setúbal e a Escola de Jazz da Capricho Setubalense complementarão a originalidade e a riqueza musical deste concerto, no qual Júlio Resende contará com as presenças de Bruno Chaveiro na guitarra portuguesa (um instrumento que detém uma sonoridade muito particular e típica), Alexandre Frazão na percussão e André Rosinha no contrabaixo.
Este projecto inclui um gesto inédito, uma vez que Júlio Resende é o único artista autorizado a utilizar a voz da Amália Rodrigues nos seus espectáculos. Desta forma poderemos contar com um dueto impossível entre ele próprio e a extraordinária Diva do Fado na canção “Medo”.
O preço único dos bilhetes deste concerto fixa-se nos 15 euros, e terá lugar no Fórum Luísa Todi, sendo, seguramente, um dos momentos altos desta edição do Festival Internacional de música de Setúbal. Opinião Musical