Setúbal é cidade há 163 anos e data é assinalada com hastear da bandeira

Setúbal é cidade há 163 anos e data é assinalada com hastear da bandeira

Setúbal é cidade há 163 anos e data é assinalada com hastear da bandeira

Presidente da câmara disse ter sido uma “iniciativa muito bonita”, com Associação Setúbal Voz a cantar o Hino do Município

 

A cidade de Setúbal ‘nasceu’ há 163 anos, com a data a ter sido assinalada na manhã de quarta-feira com a habitual cerimónia do hastear da bandeira do município em frente aos Paços do Concelho. Em simultâneo, a Associação Setúbal Voz cantou o Hino do Município, intitulado “Setúbal é nossa, é de todos nós”.

- PUB -

“É sempre bom naturalmente nós recordarmos e marcarmos esta data, que é o aniversário da fundação da cidade de Setúbal, a 19 de Abril”, descreveu André Martins, presidente da Câmara Municipal sadina.

“Creio que foi uma iniciativa muito bonita e participada por tanta gente”, acrescentou, referindo-se às cerca de cinco dezenas de pessoas que fizeram questão de parar junto aos Paços do Concelho para assistir ao hastear da bandeira por ocasião do 163.º aniversário da elevação de Setúbal a cidade.

Em seguida, o autarca explicou que a data foi celebrada de forma “um pouco diferente do habitual”, ao ter sido convidada a Associação Setúbal Voz, à qual agradeceu “por ter aceite o convite e por assinalar esta passagem de mais um aniversário da fundação da cidade de Setúbal”.

- PUB -

Já a Associação Setúbal Voz, na voz do director artístico, Jorge Salgueiro, disse ter sido “uma honra participar nas comemorações, interpretando o Hino de Setúbal no momento do hastear da bandeira”.

“Procuramos na nossa actividade engrandecer, divulgar e prestigiar Setúbal e foi isso que nos guiou neste pequeno, mas tão simbólico momento. Criar pensamento, gerar riqueza e dar centralidade a Setúbal, ao seu comércio, indústria, turismo e actividade artística e cultural são os nossos objectivos. Procuramos contribuir para uma comunidade com maior qualidade de vida, mais informada e participativa”, sublinhou Jorge Salgueiro.

De acordo com o director artístico da associação, estiveram presentes “membros do Coro Setúbal Voz, da Companhia de Ópera de Setúbal e do Ateliê de Ópera de Setúbal”.

- PUB -

A elevação de Setúbal a cidade aconteceu em 1860, por carta régia, após solicitação da câmara, dois anos antes, ao rei D. Pedro V. Já em 1926, Setúbal foi elevada a sede do distrito, enquanto a elevação a cabeça de diocese decorreu em 1975.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -