Iniciativa, que decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal Bento Jesus de Caraça, tem como objectivo partilhar o conhecimento e experiências
Com o intuito de partilhar o “conhecimento e as experiências”, o município da Moita promoveu o III Encontro de Partilha e Reflexão sobre a Deficiência, em parceria e colaboração com as várias entidades com trabalho na área da deficiência a nível local e nacional.
O evento, que decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal Bento Jesus de Caraça, teve como tema “Sexualidade, Afectos e Sentimentos”. Em comunicado, a edilidade esclarece que estas foram as temáticas seleccionadas por se considerar que a sexualidade é “uma parte integrante da vida de cada indivíduo e contribui para a formação da sua identidade e para o seu equilíbrio físico e mental”.
O município explica que esta iniciativa tem como objectivo partilhar o conhecimento e experiências, “possibilitando uma maior compreensão das questões relacionadas com a sexualidade nas pessoas com deficiência, enquanto dimensão importante das suas vidas”, conseguindo dessa forma sensibilizar os profissionais e os familiares para a “adopção de posturas e orientação inclusiva face às situações de cariz sexual com que se deparam no dia-a-dia”.
A sessão de abertura deste encontro, que está enquadrada no Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação do Município da Moita, contou com a intervenção do vereador António Pereira. No encontro foram ainda abordadas questões como a sexualidade nas pessoas com diversidade funcional, a sexualidade das pessoas com deficiência como um direito, a resiliência e auto superação, discutindo também a importância da sexualidade para o bem-estar físico e emocional.