Dia dos Centros Históricos assinalado com visita ao Bairro Salgado

Dia dos Centros Históricos assinalado com visita ao Bairro Salgado

Dia dos Centros Históricos assinalado com visita ao Bairro Salgado

A visita, a acontecer na tarde de 25 de Março, é de participação gratuita, sendo limitada a “30 participantes”

 

Três dezenas de pessoas vão ter a oportunidade de participar, no dia 25 de Março, numa visita ao Bairro Salgado, iniciativa durante a qual vão conhecer o património e a história daquela zona e que é organizada com o objectivo de assinalar o Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses.

- PUB -

Na acção “Uma viagem pelo Bairro Salgado, de periferia religiosa a zona residencial burguesa”, preparada pela Câmara Municipal de Setúbal, os participantes vão ser acompanhados “por técnicos do gabinete de Promoção e Divulgação do Património Histórico e Cultural” da autarquia, explica o município em nota de Imprensa.

A visita, a acontecer na tarde de 25 de Março, é de participação gratuita, sendo limitada a “30 participantes, que devem inscrever-se no e-mail gabphc@mun-setubal.pt”. “O ponto de encontro está marcado para as 15 horas no Chafariz de Palhais, para dar início a uma visita que, ao longo de cerca de duas horas, permite um olhar atento sobre a história do Bairro Salgado, o seu património arquitectónico e a ocupação do espaço”.

De acordo com a edilidade, “como o Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses se celebra este ano numa terça-feira, optou-se por se realizar a iniciativa no sábado anterior, de modo a permitir uma maior participação”.

- PUB -

“O Dia Mundial dos Centros Históricos Portugueses celebra-se a 28 de Março, data de nascimento, em 1810, do escritor, historiador, jornalista e poeta português da era do romantismo Alexandre Herculano, considerado uma das figuras da cultura portuguesa que melhor defendeu o património nacional”.

A data foi “criada pelo Governo e pela Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico, que, além de prestar homenagem a Alexandre Herculano, pretenderam “criar uma nova oportunidade para a promoção das acções encetadas pelos municípios no que toca à salvaguarda dos seus centros históricos”.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -