28 Junho 2024, Sexta-feira

- PUB -
Saúde mental dos jovens reuniu alunos e professores no Fórum Cultural de Alcochete

Saúde mental dos jovens reuniu alunos e professores no Fórum Cultural de Alcochete

Saúde mental dos jovens reuniu alunos e professores no Fórum Cultural de Alcochete

Este ano o tema do Parlamento dos Jovens centra-se no tema “Saúde Mental nos Jovens: que desafios? Que respostas?”

Durante um dia, 90 alunos e professores reuniram-se no Fórum Cultural de Alcochete na sessão distrital do ensino básico do Parlamentos dos Jovens, onde debateram a temática eleita para a edição de 2023: “Saúde Mental nos Jovens: que desafios? Que respostas?”.

- PUB -

Na parte da manhã, a socialista Eunice Pratas, convidada para participar na sessão como deputada à Assembleia da República, respondeu a questões dos jovens sobre o tema da saúde mental, e disse que também ela, quando esteve na escola secundária, fez parte do Parlamento dos Jovens.

“O vosso contributo é essencial para o presente e futuro da sociedade”, comentou a também deputada à Assembleia Municipal de Setúbal que, aos 30 anos, lidera a Concelhia de Setúbal da Juventude Socialista e integra a Assembleia da Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra.

Para Fernando Pinto, presidente da Câmara de Alcochete, foi um “orgulho” o concelho ter recebido uma reunião que assenta num “projecto de cidadania, que visa a promoção do gosto e do hábito na participação cívica e política”.

- PUB -

Sobre o tema “Saúde Mental nos Jovens”, o autarca apontou-o pela “pertinência e actualidade”, mais ainda quando o espaço Parlamento dos Jovens permite aos alunos “adquirirem conhecimentos” sobre esta matéria, mas também sobre o funcionamento da Assembleia da República e da própria democracia”.

Também presentes estiveram Bruno Santos, director regional de Educação, e Eduarda Marques, directora regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude, que enalteceram a função de projectos como o Parlamento dos Jovens para a construção da democracia. Intervenções que se centraram na ideia de que “crescer em democracia é estar atento ao que se passa à nossa volta, partilhar e debater ideias, sempre com o objectivo de construir um mundo melhor”.

A sessão distrital do ensino básico do Parlamento dos Jovens, que decorreu a 6 de Março, contou com o Agrupamento de Escolas de Alcochete, onde participaram Matilde Baía, Lara Barbosa, Madalena Pimenta e Helena Caldeira, alunas do 9.º ano da Escola Básica El Rei D. Manuel I, sob orientação da professora Eduarda Adriano.

- PUB -

O Parlamento dos Jovens “é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, com os objectivos principais de educar para a cidadania, promover o debate democrático e incentivar a reflexão e o debate”, contextualiza nota de Imprensa da autarquia.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -