27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioOpiniãoEducação e Ensino em Tempo de Covid-19

Educação e Ensino em Tempo de Covid-19

Vivemos um momento inédito na história de Portugal, também no que respeita a Educação e Ensino, com a suspensão das atividades presenciais letivas e não letivas em todos os estabelecimentos de ensino, como medida (de entre outras) para controlar a propagação do novo coronavírus, responsável pela pandemia de Covid-19.

- PUB -

São diversos os fatores que condicionam o sucesso deste desafio que se coloca à Escola, aos alunos, às famílias e aos professores:
• A alteração das rotinas familiares.
• Algumas crianças e jovens precisam de apoio para realizar as atividades e, certamente, nem todas as famílias terão condições para o fazer (por falta de tempo, por estarem em teletrabalho, ou por não possuirem ferramentas, conhecimento e estratégias adequados).
• Os professores, estando em casa, trabalham de forma diferente, embora a maioria utilize as tecnologias em sala de aula, mas sempre sob a sua supervisão presencial.
• Na sala de aula é comum o professor reformular estratégias, muitas vezes por perceber, através de um simples olhar, as dificuldades dos alunos. Ensinar à distância não permite, no momento, ler nas entrelinhas as necessidades dos alunos.
• As escolas têm de utilizar diversas estratégias e meios. Algumas com sistema próprio; outras, através de aplicações, e-mails e até das redes sociais.
• A garantia da equidade, tarefa difícil, devido às assimetrias sociais das comunidades educativas.

Com vista à adaptação ao ensino à distância, o Ministério da Educação (ME) criou uma equipa de profissionais cujo objetivo é recolher e partilhar boas práticas que estejam a ser adotadas pelas escolas, bem como reunir as principais dificuldades que os professores estejam a sentir.

Para os pais/encarregados de educação, o ME lançou um vídeo, disponível em https://www.dge.mec.pt/noticias/covid-19-ministerio-da-educacao-lanca-video-com-conselhos-para-os-pais, com 10 conselhos sobre o acompanhamento de aulas em casa, que passam por: cumprimento dos horários estabelecidos pela escola, verificar se todos os trabalhos propostos são realizados, manter o contacto com os professores e diretores de turma, ajudar a identificar as dúvidas que os seus educandos pretendam colocar aos professores e promover outras atividades que os alunos consigam desenvolver em casa, como o exercício físico ou a leitura.

- PUB -

Estou certa de que, embora com dificuldades de diversa ordem, as famílias e os professores serão capazes de levar à prática novas formas de ensino-aprendizagem conducentes à formação integral das nossas crianças e jovens.

Acredito que este tempo de isolamento, pautado por medos e anseios, vai ensinar-nos muito, já que a pandemia proporciona-nos uma nova conjuntura de convívio, que vem revolucionar a forma como se estabelecem as relações familiares e sociais, permitindo-nos até repensar a nossa forma de vida.

Que cada um de nós faça o seu melhor e que consigamos ultrapassar este período com serenidade e positivismo, a fim de sairmos ilesos e fortalecidos.

- PUB -

Estamos juntos! Por Portugal!

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -