23 Julho 2024, Terça-feira

- PUB -
Desfiles das escolas estão de regresso com milhares de crianças a apelarem à Paz

Desfiles das escolas estão de regresso com milhares de crianças a apelarem à Paz

Desfiles das escolas estão de regresso com milhares de crianças a apelarem à Paz

São seis os cortejos nas freguesias do concelho, agendados para os dias 16 e 17, que prometem muita cor e animação

“Educar pela Paz” é o tema em que o Carnaval das Escolas do concelho do Barreiro se inspira este ano. Estão confirmados para os próximos dias 16 e 17 (quinta e sexta-feira) seis desfiles, que prometem levar a várias ruas das freguesias milhares de miúdos e graúdos.

A tradicional comemoração do Entrudo, por parte dos estabelecimentos de ensino locais, volta a cumprir-se – tal como O SETUBALENSE deu nota na quarta-feira passada –, após um interregno de duas edições, motivado pelos condicionalismos da pandemia de covid-19.

- PUB -

“Sensivelmente três anos depois, os tão desejados e aguardados desfiles das escolas regressam às ruas do Barreiro, desta feita inspirados no tema ‘Educar Pela Paz’”, anunciou a Câmara Municipal.

E o município, tendo como bitola as edições anteriores, tem a expectativa de contar nos dois dias com a participação de “milhares de crianças e jovens, pessoal docente e não docente, pais e encarregados de educação e restante comunidade barreirense” nos cortejos.

Os primeiros três desfiles realizam-se no dia 16, entre as 10 e as 12 horas, em Alto do Seixalinho, Lavradio e Santo António da Charneca. Os outros três cumprem-se no dia seguinte, 17, no mesmo horário, em Barreiro, Palhais e Santo André.

- PUB -

Também já anunciados pela Câmara Municipal foram os percursos dos seis desfiles.

O cortejo no Alto do Seixalinho vai partir “da intersecção entre a Rua Dr. Manuel Pacheco Nobre e a Rua Bartolomeu Dias”. Percorre “a Rua Dr. Manuel Pacheco Nobre e vira para a Rua José Augusto Pimenta”, para terminar “na Praça Paulo VI”.

No Lavradio, o desfile inicia-se na Avenida Joaquim José Fernandes e vira para a Rua D. Luís Furtado de Albuquerque”. O final tem lugar “junto ao Largo do Mercado”.

- PUB -

O cortejo em Santo António da Charneca começa “na Rua 4 (frente à EB Cidade Sol), segue para a Rua 6”, corta para “a Rua 2, vira à esquerda para a Rua 3” e depois “à direita para a Rua 5”, antes de terminar “frente à escola”.

No segundo dia desfila-se em Barreiro, Palhais e Santo André. No Barreiro, o cortejo arranca da “intersecção entre a Rua Heliodoro Salgado com a Avenida Alfredo da Silva, vira para a Rua Miguel Bombarda e termina frente aos Paços do Concelho”.

Em Palhais, o início tem lugar “na Rua dos Monges”. O desfile “segue pela Rua dos Franciscanos e vira para a direita para a Rua dos Espatários, onde termina”.

E em Santo André, a partida acontece no “estacionamento frente à Escola Secundária” local, “percorre a Rua Afonso de Albuquerque e termina junto à Escola Básica Telha Nova 1”.

A Câmara Municipal do Barreiro assume a organização em parceria com as juntas de freguesia locais.

Dia 18 Corso no Lavradio e feijoada no Mercado

As comemorações do Entrudo no concelho do Barreiro não se ficam pelos desfiles das escolas. Para dia 18 estão também anunciadas duas outras acções: o corso das colectividades no Lavradio (a partir das 15 horas); e o desfile carnavalesco (19h30) no Mercado 1.º de Maio, com jantar (feijoada à brasileira), promovido pelo restaurante Marcos – Prazer à Mesa e Vinus Rarus.

No Lavradio, o cortejo – aberto à participação popular – parte da Sociedade Filarmónica Agrícola Lavradiense (SFAL) e levará os foliões a passar por todas as colectividades da freguesia.

Quanto à comemoração agendada para o Mercado 1.º de Maio, os interessados podem obter informação adicional através do Posto de Turismo do Barreiro (no Terminal Rodo-Ferro-Fluvial do Barreiro ou através dos contactos telefónico ou de e-mail) e efectuar reservas para o jantar no restaurante responsável pela organização da iniciativa.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -