1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioOpiniãoA vantagem de quem conhece melhor a realidade

A vantagem de quem conhece melhor a realidade

Se algo pode ser comparável a uma disputa eleitoral é a guerra, onde o domínio do conhecimento, do talento, da disciplina pode determinar a derrota ou a vitória em qualquer um dos confrontos (batalha eleitoral ou guerra).

- PUB -

Na “Arte da Guerra” Sun Tzu tratou de forma magistral a arte de vencer um exército inimigo, não subestimando as principais variáveis que influenciam uma decisão final.

Na verdade, comparar uma guerra a uma batalha eleitoral é um exercício de utilidade comprovada porque, quer numa quer noutra, o acerto ou o erro na definição da táctica e da estratégia determinaram sempre a vitória ou a derrota de uma das partes.

Na “Arte da Guerra”, Sum Tzu alertava para a necessidade de traçar qualquer plano de confronto com o inimigo respondendo previamente a sete questões fundamentais. Das sete refiro apenas as seis que mais se aplicam a uma campanha eleitoral:

- PUB -
  • Qual dirigente é mais sábio e capaz?
  • Que comandante possui o maior talento?
  • Que exército obtém vantagens da natureza e terreno?
  • Em que exército se observam melhor os regulamentos e as instruções?
  • Quais as tropas mais fortes?
  • Que exército tem oficiais e tropas melhor treinadas?

Se analisarmos profundamente estes factores, verificamos que quem os subestimou em campanhas eleitorais perdeu a contenda e quem os considerou foi vitorioso. O próprio eleitorado é decisivamente influenciado por cada um destes factores.

Vamos, então, descodificar cada um dos seis pontos.

Conhecer o adversário como nos conhecemos a nós próprios é essencial para o derrotar politicamente. O candidato a presidente de uma câmara deve estar sempre um passo à frente em relação aos seus adversários. Um passo à frente no saber, na reputação, nas competências e no conhecimento do terreno e das pessoas. Actuar assim é, à partida, levar vantagem sobre os adversários. É ser “mais sábio e capaz” do que eles, como preconizava Sum Tzu.

- PUB -

O talento é outra das características do líder. Ser talentoso é ter inteligência emocional suficiente para debater ideias sem ofender o adversário, é ser prático, próximo, afectuoso, é saber coleccionar aliados e não inimigos. Este é o “líder talentoso” de que falava Sum Tzu.

O domínio do território eleitoral, com um conhecimento profundo da realidade local e das pessoas, é condição essencial para as convencer.. Sem conhecimento da realidade (territorial e humana) dificilmente se ganha uma batalha. São “as vantagens da natureza e do terreno” definidas por Sum Tzu.

O candidato melhor conhecedor das leis, dos regulamentos e mais aberto e interessado em adoptar uma conduta ética clara e transparente é o que pode, à partida, reunir maior consenso e gerar uma maior confiança das suas tropas e dos eleitores. Era o que Sum Tzu definia como “melhor conhecer os regulamentos e as instruções”.

“As tropas mais fortes”, de que falava o autor da “Arte da Guerra”, podem definir-se, em política, como os militantes e apoiantes mais aguerridos, confiantes, preparados e dispostos a lutar até ao fim, dando tudo de si pelo objectivo da vitória.

“O exército com oficiais e tropas melhor treinadas” são, numa campanha eleitoral, os membros eleitos das principais estruturas partidárias e os militantes e apoiantes do candidato. Eles devem ser os primeiros a não desanimar e a resistir perante provocações dos adversários, contratempos, cansaço, etc. Este exército eleitoral deve estar treinado na paciência, na persuasão e no espírito de vitória.

Alcídio Torres
Mestre em Administração e políticas Públicas
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso
- PUB -