Encontros do partido prosseguem em Janeiro do próximo ano, com uma nova sessão na freguesia da Baixa da Banheira
Na sequência da primeira “Conversa à Esquerda” realizada no último mês de Outubro com Francisco Louçã, em Alhos Vedros, o Bloco de Esquerda da Moita promoveu no domingo um segundo encontro, com a presença de Luís Fazenda. Em visita ao território, o bloquista participou numa iniciativa dedicada ao tema “Das Eleições no Brasil à Guerra na Ucrânia”, que teve lugar na sede do Bloco de Esquerda, na Moita.
Partindo do mote sobre as “Alterações Climáticas”, que segundo o orador, constitui o fulcro principal da actualidade em que se debate o capitalismo, foi necessário “fazermos uma abordagem global sobre a situação política que vivemos à escala mundial, passando pelas recentes eleições no Brasil e pela guerra na Ucrânia”, afirma o partido.
Durante a sua intervenção, Luís Fazenda fez uma análise que remeteu para a percepção com que se debate o capitalismo, emergindo dois grupos, um em que se agrupa a direita mais extremista, a de extrema direita, e um segundo onde se aglomera “uma direita liberal que defende os seus interesses a coberto de regimes eleitorais, com máscaras democráticas”.
Para Luís Fazenda, é à luz deste cenário que “temos de entender, que após a Segunda Guerra Mundial vivemos um período de conquistas de direitos no trabalho, e na área social, promovidos pelos sociais democratas, mas que nas décadas mais recentes, assistimos a uma perda desses direitos”.
Durante o encontro foi ainda realçada a necessidade de “uma luta mais determinada para que seja alcançada a paz”, sendo assegurado um cessar fogo, salvaguardando a destruição e mais mortes. As “Conversas à Esquerda”, promovidas pela Concelhia da Moita do BE, têm por meta proporcionar o debate de ideias e incentivar o aumento de uma cultura política e uma maior participação na vida em sociedade. A terceira sessão está calendarizada para Janeiro de 2023, na Baixa da Banheira.