O maior orgulho de Gilberto Filipe é ver a filha de 9 anos seguir os seus passos na equitação e ganhar medalhas
O cavaleiro alcochetano Gilberto Filipe, acabou de conquistar a medalha de ouro na disciplina Equitação de Trabalho em Les Herbiers, França. Com esta conquista, tornou-se bi-campeão e, na passada quarta-feira, foi homenageado na Câmara de Alcochete, pela mão do presidente Fernando Pinto. No dia seguinte, recebeu a felicitação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em conjunto com a equipa portuguesa, que integrou, e se sagrou campeã no VI Campeonato do Mundo de Equitação de Trabalho.
Para Fernando Pinto, a prestação de Gilberto Filipe Silva é um exemplo do resultado conseguido pelo trabalho e muito esforço. “Alcochete não esquece os seus filhos”, afirmou o autarca. “É o nosso campeão português, natural de Alcochete e que trabalha em Alcochete”.
Visivelmente emocionado, Gilberto Filipe agradeceu, e afirmou que a homenagem prestada pela Câmara da sua terra “é a mais sentida”, e revelou sentir muito “orgulho em ser alcochetano. E acrescentou: “A Câmara de Alcochete sempre nos apoiou”.
No Salão Nobre dos Paços do Concelho, o cavaleiro vincou o desempenho do seu cavalo lusitano Zinque das Lezírias. Ao fim de oito anos de dupla, “já lhe pedi muito”, reconheceu, e adiantou que tem de começar a poupar-lhe o esforço.
A equipa que levou a formação nacional ao título, esteve em França, entre 22 e 23 de Julho, e foi composta de com Mafalda Mendes, montando Isco, Gilberto Filipe, com Zinque das Lezírias, Luís Pais, com Horizonte, e Tiago Alves, com Eoxido, a levarem a formação lusa ao título.
A O SETUBALENSE, o bi-campeão, repete o que disse o presidente da Câmara de Alcochete sobre dedicação e trabalho: “Trabalho entre 10 a 12 horas por dia; monto e treino vários cavalos para a disciplina de dressage, maneabilidade e velocidade, uns são meus e também cavalos de outros cavaleiros. É um trabalho de atleta”.
O próximo desafio do cavaleiro com 41 nos, que tem o picadeiro na Fonte da Senhora, em Alcochete, e que apesar de também se dedicar à tauromaquia tem na equitação a sua principal actividade, é em Setembro, em Mafra, no Campeonato Nacional. Depois em Novembro, por altura do S. Martinho, na Golegã.
Apesar de ter conquistado agora mais uma medalha de ouro, Gilberto Filipe afirma que o seu maior orgulho foi ver a sua filha, de 9 anos, ter conquistado a medalha de prata em Equitação de Trabalho, na Feira Nacional do Cavalo de Ponte de Lima 2022. A próxima competição é em Novembro, no campeonato nacional.
“É uma grande emoção ver a minha filha praticar uma disciplina de que eu gosto e ela também gosta, e ter sucesso. Fico muito feliz por a ver atingir os seus objectivos”.