12 Maio 2024, Domingo

- PUB -
Festas da Baixa da Banheira com Cuca Roseta como cabeça-de-cartaz

Festas da Baixa da Banheira com Cuca Roseta como cabeça-de-cartaz

Festas da Baixa da Banheira com Cuca Roseta como cabeça-de-cartaz

Fadista sobe ao palco no último dia dos festejos, que têm lugar entre os próximos dias 6 e 10

 

A vila da Baixa da Banheira volta a acolher, entre os próximos dias 6 e 10 de Julho, as habituais Festas Populares em Honra de S. José Operário. De acordo com a organização deste evento, o palco principal das festividades – habitualmente localizado frente à igreja desta freguesia –, encerra com a actuação da fadista Cuca Roseta, na mesma noite em que sobe ao palco Fernando Correia Marques.

No primeiro dia do evento, as atracções musicais incluem a presença do cantor setubalense Toy, que será antecedido por Trouble e a Dudjah & The Majestic Band. A 7 de Julho, após a apresentação do Bloco BxB, com os artistas Satiro e Scobar, sobe ao palco Miguel Azevedo. O cartaz inclui ainda a passagem do Dj Barata – Boddi Satva por esta vila, numa noite de 8 de Julho –, numa num espectáculo dedicado a este género musical.

De acordo com a programação prevista, na noite do dia 9, vai ainda actuar a banda Estado Terminal, seguindo-se um tributo aos Xutos & Pontapés, a passagem pelo recinto do Dj Cruzfader e, a fechar, Phoenix RDC.

A programação, recorde-se, encerra com a artista Cuca Roseta, que esta sexta-feira se encontra na Polónia, em Grudziaz, para participar em mais um festival. A cantora começou por apresentar-se em São João do Estoril, entre a década de 90 e o ano 2000, onde teve Tiago Bettencourt como colega. Do seu percurso conta-se ainda a banda Toranja, tendo recebido o Globo de Ouro em 2005, passando a integrar o “Clube do Fado”, de Mário Pacheco, na zona de Alfama, em Lisboa.

Em 2006, a cantora passou a usar apenas o nome de Cuca, tendo participado no Festival RTP da Canção, com o tema “As Minhas Guitarras”, com letra de Paulo Abel Lima e música de Rámon Galarza. No ano seguinte foi uma das vozes incluídas no documentário “Fados”, realizado pelo espanhol Carlos Saura, com o tema “Rua do Capelão”, um dos seus maiores sucessos.

Para editar o seu álbum de estreia, em 2011, a artista recusou vários convites, tendo se seguido os trabalhos discográficos Raiz, Riú e Luz, lançando ainda um álbum com músicas de Natal. Mais recentemente, Cuca lançou o livro “O teu fado é ser feliz”, que dá a conhecer a dimensão espiritual que a acompanha em todos os momentos.

A obra, que é um sonho antigo da autora, por nele expressar “a sua essência e reunir os conceitos e ferramentas que considera mais importantes para uma vida serena”, já está disponível desde o último dia 15, com chancela Albatroz. O livro inclui ainda uma App integrada que disponibiliza dezenas de recursos digitais para proporcionar uma experiência imersiva.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -