Fim-de-semana com dança, música, desporto, jogos traicionais e momentos de culto
A Paróquia de São Sebastião e a Quasi-Paróquia do Coração de Maria, em Setúbal, vão dar início neste fim-de-semana, 17, 18 e 19 de Junho, ao lançamento nas suas comunidades da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a qual se realiza em Lisboa de 1 a 6 de Agosto de 2023.
Segundo nota de Imprensa emitida pelas duas paróquias, o programa dinamizado pelos grupos de jovens, agrupamentos de escuteiros e pela Catequese das duas zonas religiosas, tem início no dia 17, sexta-feira, às 21h30, na Igreja do Coração de Maria, com um terço jovem animado.
A 18 de Junho, pelas 10h30 haverá um torneio de futebol JMJ, no Campo Municipal Júlio Adrião, com participação de colectividades e associações locais. Pelas 17h30, o ponto alto será o “Festival da Juventude” no Jardim de Palhais, junto à Estação do Quebedo, onde diferentes grupos juvenis vão mostrar-se nas áreas da música e da dança, havendo também jogos tradicionais, um mercado solidário e pinturas faciais, recriando assim o espírito vivido durante as Jornadas Mundiais da Juventude. A entrada é livre.
Por fim, a 19 de Junho, às 11h00, acontece uma procissão na Igreja da Boa Hora – Grilos -, que culminará às 11h30 na Igreja de São Sebastião, onde se realizará a Eucaristia dedicada a Jornadas Mundiais da Juventude, encerrando assim o programa.
A Jornada Mundial da Juventude é o maior encontro dos jovens do mundo e conta com a presença do Papa. Foi instituída por São João Paulo II em 1985, e realiza-se a cada dois ou três anos numa cidade do mundo. Portugal acolherá, pela primeira vez este evento na cidade de Lisboa, entre 1 e 6 de Agosto de 2023, estimando-se a participação de cerca de 2 milhões de jovens de mais de 150 nacionalidades. A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma.