28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioPolítica“Conseguimos atingir o objectivo de consolidar o BE no distrito”

“Conseguimos atingir o objectivo de consolidar o BE no distrito”

Em termos de comparação de percentagem, o BE no distrito de Setúbal teve um resultado eleitoral mais firme que no total nacional. Diz a eleita Joana Mortágua, que o partido não perdeu votos nem para o PS nem para o PAN. Para que o distrito siga no bom caminho, considera que o modelo Geringonça pode ser uma boa opção, mas há promessas das quais o BE não abdica

 

- PUB -

O Bloco de Esquerda manteve, praticamente, a votação no distrito de Setúbal, perde apenas 0,94% que, traduzidos em votos expressos, são cerca de menos 7 mil em urna. Para Joana Mortágua esta não é uma descida significativa e a mesma faz parte do “quadro normal de variação entre legislativas”.

Para a cabeça-de-lista do Bloco no círculo eleitoral do distrito de Setúbal, o importante é que a sua força política conseguiu reeleger os dois mandatos que trazia de 2015, resultado idêntico conseguido na Legislativas 2009, mas com a eleição de Fernando Rosas e de Mariana Aiveca. No caso actual, é Joana Mortágua e Sandra Cunha que, mais uma vez, representam Setúbal na bancada do Bloco.

 

- PUB -

Percentagem do BE no distrito ultrapassa resultado nacional

 

“Era esperado. Tínhamos a expectativa em Setúbal da de manter a eleição dos dois mandatos”, afirma Joana Mortágua. O objectivo foi ainda atingido com a “consolidação do BE no distrito, e ficar acima da média nacional. Isto mantém-se como um traço”, comenta. A nível da média global, o Bloco obteve 9,67% dos votos enquanto que no distrito teve 12,11.

- PUB -

Quanto à subida do Partido Socialista no distrito, que passa de sete para nove deputados, a mulher forte do BE em Setúbal aceita que este resultado é “uma pressão”, mas que “faz sentido”, olhando para o que foi a anterior legislatura. E, tendo em conta que o PSD, CDU e CDS-PP que perderam deputados – o CDS-PP ficou sem representação parlamentar pelo distrito –, insiste que neste contexto “o resultado do Bloco de Esquerda foi satisfatório”; e com “votações muto expressivas em concelhos como Barreiro e Moita”.

Por outro lado, a subida do Partido Socialista e do PAN sem que o BE perca representação parlamentar, “significa que não houve opção de não votar no BE para votar nestes partidos”, conclui.

 

Joana elege três prioridades para o distrito

“A leitura destes resultados são um sinal da consolidação do bloco de esquerda, confiança da população e manutenção de confiança nas duas deputadas”, comenta Joana Mortágua que destaca três prioridades a cumprir no distrito durante o próximo mandato: “resolver a lei dos turnos, reforçar o Serviço Nacional de Saúde e não deixar cair nunca a transição energética.

Agora, o tema quente em cima da mesa é se avança uma segunda versão da Geringonça, ou não. A eleita lembra que a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, logo na noite das eleições “disse estar disposta para todos os entendimentos parlamentares que permitissem caminhar para os compromissos eleitorais”, e acrescenta que considera que “o país pode ficar melhor com esse entendimento”, mas “cabe ao primeiro-ministro lançar reptos para esses compromissos”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -