3 Julho 2024, Quarta-feira

- PUB -
União Mutualista aposta em painel de luxo para debater economia social

União Mutualista aposta em painel de luxo para debater economia social

União Mutualista aposta em painel de luxo para debater economia social

Iniciativa marca o arranque das comemorações do 150.º aniversário da instituição montijense. Eduardo Fernandes Graça e Juan Antonio Pedreño são oradores

“Desafios da Economia Social no Presente”. É este o tema da conferência/debate que a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição (UMNSC) promove já amanhã, a partir das 15 horas, na Galeria Municipal do Montijo.

A iniciativa abre o programa de comemorações dos 150 anos da UMNSC e vai apresentar um painel de excelência, moderado por Pedro Bleck da Silva, actualmente consultor da Associação Internacional das Mutualidades e da APM – Rede MUT. Abordar questões que tragam à luz os contornos e os desafios com que se debatem as entidades que actuam neste sector é o objectivo da iniciativa. A definição do conceito de economia social, o enquadramento e limitações legais das mutualistas e os modelos de financiamento são alguns dos tópicos que vão estar em cima da mesa.

- PUB -

Entre os oradores vão estar Eduardo Manuel Fernandes Graça, actual presidente da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), que já leva 30 anos de experiência no sector, e Juan Antonio Pedreño, presidente da Social Economy Europe e coordenador geral da ESMED (Economia Social Euro-Mediterrânica), que vai trazer ao debate o estado da arte da Economia Social na Europa. O documento “Construção de uma economia ao serviço das pessoas: plano de acção para a economia social”, recentemente apresentado pela Comissão Europeia e que vai ditar as políticas para o sector nos próximos anos, deverá ser um dos temas centrais.

O painel é completado por Jaime Crato, da comissão dos 150 anos da UMNSC, e Pedro Santos, presidente da UMNSC. Para o responsável pela mutualista do Montijo a promoção deste tipo de iniciativas “é também uma forma de valorizar a instituição e a comunidade”. “O esforço da UMNSC em acompanhar as tendências e as políticas que vão enquadrar a actividade destas instituições é sinónimo do compromisso que temos com um trabalho cada vez mais eficiente e capaz de responder às necessidades e desafios colocados pelos seus associados, utentes e comunidade”, adianta Pedro Santos. A conferência é aberta à população.

Partilhe esta notícia
- PUB -

Notícias Relacionadas

- PUB -
- PUB -