28 Abril 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalMoitaVila cheia na primeira noite das Festas da Moita

Vila cheia na primeira noite das Festas da Moita

E procissão em Honra de Senhora da Boa Viagem afinal terá fogo-de-artifício.

 

- PUB -

 

As Festas da Moita começaram ontem com momentos dedicados à música e poesia. Um momento em que Rui Garcia, presidente da Câmara Municipal da Moita, apresentou “as festas em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem não são apenas história, mas também como presente e futuro”.

A cerimónia de abertura das festas em Honra da Nossa Senhora da Boa Viagem decorreu na Praça da República, na Moita. O início do certame ficou marcado pela marcha da Banda Filarmónica da Moita e pela presença dos tradicionais ‘cabeçudos’ que acompanharam o ritmo e energia do Grupo de Bombos de S. Simão, de Amarante.

- PUB -

Momento de homenagem foi também a poesia dedica à importância da tradição nas festas, declamada por João Gregório, em representação da Comissão de Festas da Moita a Nossa Senhora da Boa Viagem.

Uma noite de vila cheia que Rui Garcia destacou como “um bom pronuncio para os dez dias de festa que começam agora e que mais vez traduz a importância da tradição para os moitenses e para quem nos visita todos os anos”.

Durante a cerimónia de abertura do certame o presidente da Câmara Municipal da Moita destacou ainda um agradecimento  a todos aqueles que reuniram esforços para preparar as festas. “Uma celebração que envolve milhares de pessoas, com uma programação exige trabalho e dedicação de pessoas que dão o seu tempo e esforço e, por isso mesmo, merecem o nosso reconhecimento”, disse Rui Garcia.  O autarca acrescentou ainda que, “as Festas da Moita são uma tradição muito antiga e importante para a afirmação da nossa cultura e identidade. E elas dão também um impulso a economia local”, salientou.

- PUB -

João Miguel, presidente da Junta de Freguesia da Moita, enalteceu também a importância das festas na vida da população local e dos visitantes. “Esta sessão marca o início de um momento que é esperado por todos nós e que altera aquilo que é a nossa vida normal ao longo do ano”, referiu. “Estas festas da Moita são uma paragem e um culminar, de um tempo diferente daquilo que acontece regularmente nas nossas vidas”, disse.

Em representação da Comissão de Festas, João Gregório, destacou também a importância de tradições “que se mantêm há anos”, assim como “a identidade e a história”. Para João Gregório as festas são símbolo do “privilégio de ser da Moita, sendo também um privilégio estar na vanguarda na organização das nossas festas”.

 

Programa homenageia tradição e música

 

O cartaz musical das Festas da Moita abriu com um concerto de Boney M., os originais, para espanto do público que ainda questionava se seria ou não a actuação de uma banda de tributo e aguardava com ansiedade o concerto e o regresso de êxitos que marcaram a Disco no anos 80.

Para os próximos nove dias de festas Rui Garcia comenta ainda uma programação “pensada para respeitar as nossas tradições e a identidade da Moita”. Contudo, o autarca revela que, não obstante o o formato consolidado das festas e o sucesso que mantém, “a cada ano procura-se fazer uma festa inovadora, dar uma oferta diversificada e capaz de agradar aqueles que há 80 anos vêm à Moita, bem como aqueles que começam agora a vir”, refere.

 

Despacho do Ministério da Administração Interna sem efeito

Fotografia Município da Moita

O despacho do Ministro da Administração Interna, que declarava a Situação de Alerta, nos termos da Lei de Bases da Proteção Civil, entre as 00h00 de dia 4 de Setembro e as 23h59 do dia 8 de Setembro, proibindo totalmente a utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos neste período, foi alterado, permitindo agora a utilização de fogo-de-artifício nos distritos onde o alerta declarado é o Laranja, como é o caso do Distrito de Setúbal.

Por esse motivo, a procissão em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem irá decorrer “de acordo com a tradição, com toda a normalidade”, amanhã, a partir das 18h00, segundo avança a autarquia em comunicado.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -