1 Maio 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalMontijoDiana Fialho e Iúri Mata condenados a 24 e 23 anos de...

Diana Fialho e Iúri Mata condenados a 24 e 23 anos de prisão

Casal matou professora do Montijo. Presidente do colectivo de juízes considerou que “prova é exuberante” pelo que não houve “qualquer duvida”

 

- PUB -

O Tribunal de Almada condenou hoje a 24 e 23 anos de prisão, respectivamente, Diana Fialho e Iúri Mata, o casal acusado de matar a mãe adoptiva da arguida, no Montijo, em Setembro de 2018.

Na leitura do acórdão, que decorreu hoje à tarde no Tribunal de Almada, no distrito de Setúbal, o presidente do colectivo de juízes, Nuno Salpico considerou que não houve “qualquer dúvida” na decisão e que a “prova é exuberante”.

Neste sentido, condenou Diana Fialho a 24 anos de prisão por homicídio qualificado e profanação de cadáver, uma pena acrescida em relação ao arguido devido à “frieza” e “desrespeito” mostrado pela mãe adoptiva.

- PUB -

No entanto, como ficou provado que o crime foi cometido em co-autoria, também aplicou uma pena de 23 anos de prisão a Iúri Mata.

Segundo o despacho de acusação do Ministério Público (MP), os arguidos “gizaram um plano para matar Amélia Fialho, de 59 anos, e, ao jantar, colocaram fármacos na bebida da vítima que a puseram a dormir”, tendo depois desferido “vários golpes utilizando um martelo”, que causaram a morte da professora.

Após o homicídio, relata a acusação, os arguidos embrulharam o corpo e colocaram-no na bagageira de um carro, deslocando-se até um terreno agrícola, em Pegões, no Montijo, onde, com recurso a gasolina, “atearam fogo ao cadáver”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Helicóptero do INEM foi accionado. Vítima acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da liberdade perpétua 25 de Abril em Setúbal

Escultura de Ricardo Crista foi inaugurada, no Largo José Afonso

Maria das Dores Meira renuncia a mandato de vereadora em Almada e poderá apontar candidatura à Câmara de Setúbal

Dores Meira não desvenda futuro, mas é muito possível que se apresente como independente nas próximas autárquicas à presidência em Setúbal
- PUB -