5 Maio 2024, Domingo
- PUB -
InícioLocalMontijoConfira aqui o Estudo de Impacte Ambiental do Aeroporto do Montijo já...

Confira aqui o Estudo de Impacte Ambiental do Aeroporto do Montijo já em consulta pública

Agência Portuguesa do Ambiente terá  um mês para emitir uma decisão depois de 19 de Setembro

O Estudo de Impacte Ambiental do Aeroporto a instalar na Base Aérea n.° 6 do Montijo está, até 19 de Setembro, em consulta pública no site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Pode aceder ao documento a partir do link:  http://siaia.apambiente.pt/AIA1.aspx?ID=3280
Os impactes na avifauna bem como o perigo que as centenas de milhares de aves migratórias representam para as aeronaves nas rotas a utilizar, a juntar à questão da poluição sonora que afectará as populações residentes num raio de acção considerável, são alguns dos principais aspectos negativos apontados.

Depois do período de consulta pública, que terminará a 19 de Setembro, a APA terá um mês para se pronunciar e decidir-se, face à análise feita, pela aprovação ou pelo chumbo daquela que é a única peça do “puzzle” em falta para que o processo de construção na base militar no Montijo possa avançar em definitivo.

- PUB -

A decisão da APA sobre este segundo estudo (o primeiro foi “arrasado”, obrigando a um aprofundamento do trabalho) deve vir a ser conhecida já depois da realização das Legislativas,  marcadas para 6 de Outubro próximo.

Recorde-se que há sete meses, a ANA – Aeroportos e o Estado assinaram o acordo para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa, que prevê um investimento de 1,15 mil milhões de euros até 2028. Este valor inclui a extensão do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e a transformação da base aérea do Montijo (que recebeu a cerimónia de assinatura) em aeroporto civil, cujo início de funcionamento foi previsto para 2022.

- PUB -

Mais populares

Vitória Futebol Clube declarado insolvente

Credores não viabilizaram novo PER. Presidente diz que clube ainda vai explorar a situação legal. SAD está também em risco

Insolvência do Vitória FC: Credores decidem em Junho se dão oportunidade de recuperação ou avançam para liquidação

Assembleias de credores estão marcadas para o Cinema Charlot. Clube e SAD vão apresentar planos de recuperação

Presidente e vice-presidente da Junta de Freguesia do Samouco renunciam ao mandato

Leonel Fina e Clara Sofia Cova abandonam cargos. Joel Rodrigues deixa lugar de tesoureiro e assume presidência
- PUB -