Exemplares vão estar à venda em vários equipamentos da cidade pelo valor de seis euros cada, montante que reverte a favor da autarquia.
A Fundação Bühler-Brockhaus tomou a decisão de doar 500 exemplares da publicação “Por Amor a Setúbal”, “dedicada à escultura portuguesa contemporânea instalada nalguns dos principais espaços públicos de Setúbal”, à Câmara Municipal sadina.
Os exemplares vão estar à venda em vários equipamentos da cidade pelo valor de seis euros cada, montante que reverte a favor da autarquia.
A doação, que representa uma oferta no valor de perto de seis mil euros, foi aprovada pelo executivo municipal na reunião pública de quarta-feira, assim como foi deliberado “um voto de agradecimento pelo apoio”.
A obra, lançada por Hans-Peter e Marion Bühler-Brockhaus em Setembro último, descreve as várias obras oferecidas a Setúbal pelo casal alemão, que se apaixonou pela cidade em 2006.
“Mudámos a nossa residência para esta cidade, com características tradicionais e modernas, banhada pelo Estuário do Rio Sado e com as suas belezas naturais e culturais. Neste ambiente maravilhoso queríamos trabalhar e contribuir com a nossa Fundação para tornar a cidade ainda mais bonita”, descreve o casal na obra.
Logo no primeiro capítulo são lembradas as quatro peças de barro instaladas no Mercado do Livramento, denominadas “Carregador de peixe”, “Mulher das flores e das frutas”, “Homem do talho” e “Mulher dos ovos e galinhas”.
É também descrita a escultura em mármore “Sardinhas”, que anima a Rotunda das Fontainhas, assim como estão retratadas na obra as esculturas de aço “Zéfiro”, colocada na Rotunda do Monte Belo, e “Luísa Todi”, que pode ser vista junto à entrada do Fórum Municipal Luísa Todi.
A descrição de cada uma das peças contempla breves alusões histórico-culturais sobre o significado e a importância que as mesmas têm.